Psicólogos alertam: 4 padrões familiares 'normais' que são tóxicos
De acordo com a psicóloga familiar, existem diferentes níveis de toxidade familiar que são definidas por estas 4 dinâmicas.
Quando se trata das relações familiares, muitas vezes somos condicionados a aceitar certos padrões como normais, mesmo quando esses comportamentos escondem uma toxicidade subjacente.
Enquanto nos esforçamos para manter a harmonia familiar, podemos inadvertidamente ignorar sinais de alerta que indicam dinâmicas prejudiciais.
Com indicações da psicóloga Jeanette Brown, vamos conhecer quatro dinâmicas familiares aparentemente comuns, mas profundamente tóxicas.
Padrões familiares que são tóxicos
1. A normalização de hábitos destrutivos
A família é um amontoado de tradições e hábitos, moldando nossa visão de mundo desde tenra idade.
Quando esses comportamentos aparentemente inofensivos evoluem para hábitos destrutivos e são enraizados como parte da “tradição familiar”, é preciso avaliar sua verdadeira natureza.
Seja um culto ao trabalho incessante, padrões alimentares prejudiciais ou consumo excessivo de álcool, é essencial reconhecer e desafiar esses hábitos pouco saudáveis para promover um ambiente familiar mais equilibrado e sustentável.
2. Manipulação do sentimento de obrigação
A manipulação do sentimento de obrigação é uma realidade perturbadora que pode fazer parte das dinâmicas familiares de maneiras sutis e insidiosas.
É doloroso confrontar o fato de que aqueles que amamos podem recorrer ao uso de nossa obrigação e culpa para influenciar nossas decisões.
3. Ultrapassar limites pessoais
A violação dos limites pessoais é uma realidade desconfortável que muitos de nós enfrentam em nossas vidas familiares.
Seja através de irmãos que invadem nossa privacidade sem perguntar ou pais que tomam decisões em nosso nome sem consultar nossa opinião, essa falta de respeito pelos nossos limites individuais pode ser profundamente perturbadora.
O que é mais do que uma simples invasão de privacidade, essa dinâmica tóxica pode minar nossa autonomia e autoestima, afetando negativamente nossa saúde emocional e mental.
4. Ignorar uma falta de respeito
Muitas vezes, essa falta de respeito é tão arraigada na dinâmica familiar que é facilmente normalizada, levando as pessoas a simplesmente aceitá-la sem questionar.
Ignorar ou tolerar a falta de respeito só perpetua essa dinâmica tóxica, minando ainda mais os relacionamentos e afetando o bem-estar emocional de todos os envolvidos.
*Fonte: Hack Spirit
Comentários estão fechados.