Starlink: vantagens e desvantagens da internet de Musk

Apesar do hype, existem algumas desvantagens em seu serviço.

Pertencente à SpaceX, Starlink é a empresa responsável pela transmissão de Internet via satélite. Atualmente, a empresa atende 32 países, mas, para atingir seu objetivo, já tem em seus planos o lançamento de mais de 30 mil satélites em órbita.

Quando comparado a outras via satélite, o serviço oferecido pela Starlink é conhecido como uma das Internets mais rápidas que existem hoje. Porém, apesar do hype, para melhor se preparar caso esteja pensando em contratar o serviço, é preciso também estar ciente das desvantagens. Para saber mais, confira o artigo na íntegra!

Leia mais: Quem é Elon Musk? Saiba mais sobre o bilionário dono do twitter.

As desvantagens da Starlink

A maioria das suas desvantagens está ligada às limitações enfrentadas por qualquer provedor de Internet via satélite. Porém, há algumas outras desvantagens relacionadas ao fato de que esta ainda se trata de uma empresa nova no mercado, assim como o serviço em si. Portanto, isso se aplica ao momento em que é produzida essa matéria, mas pode mudar com o tempo.

Uma das primeiras queixas encontradas é em relação à falta de cobertura da rede. Apesar de se encontrar disponível na maior parte dos Estados Unidos, ainda existem algumas áreas onde essa Internet é inacessível, por conta da falta de capacidade.

Para somar a esse fator, há a questão da indisponibilidade do serviço, que ainda não estará disponível em alguns países próximos, como, por exemplo, o Canadá, por mais alguns anos. Em lugares como Escandinávia, toda a Ásia e Oriente Médio, e América do Sul, por outro lado, pode levar ainda mais tempo.

Outra problemática encontrada em relação à Starlink é que seus terminais e roteadores deverão ser auto instalados. Ou seja, para os clientes que não possuem experiência com esse tipo de projeto, pode ser algo perigoso, visto que a instalação precisa ser feita no telhado.

Ademais, apesar de ainda ser comprovadamente um dos provedores de internet mais rápidos do mundo, a Internet da Starlink ainda não consegue competir com a Internet a cabo. A Internet via satélite se destaca sim, por fornecer amplas faixas de cobertura, porém sua velocidade acaba sendo sacrificada.

O que é a empresa Starlink

A Starlink pertence à SpaceX, uma empresa conhecida no mercado aeroespacial que passou três anos lançando mais de mil satélites em órbita. A ideia é que esses satélites possam conectar as pessoas à internet de banda larga em altas velocidades, mesmo em locais de remoto acesso.

Até pouco tempo atrás, mesmo sendo uma rede de internet considerada ideal para áreas do globo onde a conectividade venha sendo um desafio, a Starlink apenas estava disponível em áreas dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e algumas poucas outras áreas, situadas entre 45 e 53 graus de latitude norte.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More