Saiba como melhorar seu raciocínio lógico jogando quebra-cabeça
Um jogo de quebra-cabeça pode trazer inúmeros benefícios para sua mente. Confira!
O adequado funcionamento do cérebro depende do nível de estímulos que ele recebe. O quebra-cabeça, por exemplo, é um jogo que ajuda a melhorar a agilidade e atividade mental por necessitar de muitas conexões cerebrais. Por isso, hoje listamos quais os benefícios de montar um quebra-cabeça e como isso pode melhorar o seu desempenho cerebral.
Leia mais: Jogo De Encontrar Erros Pode Ser Muito Eficiente Para O Cérebro; Teste Agora
Confira os benefícios de montar um quebra-cabeça
O primeiro quebra-cabeça foi montado por volta de 1760 por um cartógrafo inglês chamado John Spilsbury. Entretanto, até hoje esse jogo consegue agradar a todas as idades, desde crianças a adultos, visto que é um ótimo exercício cognitivo e geralmente faz parte da formação educacional das crianças. Por isso, veja a seguir alguns dos principais benefícios.
- Estímulo ao cérebro
Montar um quebra-cabeça é considerado um exercício mental, pois estimula muitas regiões do cérebro. O trabalho em conjunto dos lados direito e esquerdo do cérebro, durante o jogo, aumenta a função cognitiva. Essas regiões são responsáveis pela criatividade, emoções e raciocínio lógico, por exemplo. Dessa forma, essa prática ajuda a prevenir o declínio cognitivo ao longo do tempo.
- Melhora a memória
O estímulo gerado ao cérebro fortalece conexões neurais e estimula a geração de novas conexões. Com isso, ocorre um aumento da velocidade mental e melhora dos processos de pensamento. Ao exercitar a região que armazena essas informações, há também uma melhora da memória de curto prazo.
- Estímulo da coordenação motora
Ao tentar encaixar uma peça na outra do quebra-cabeça ocorre um grande estímulo para o controle dos movimentos dos braços, dos olhos e das mãos. Esse benefício atinge tanto crianças como idosos ou pessoas com algum comprometimento da função motora.
- Melhora do raciocínio lógico
O raciocínio é definido como uma atividade mental que envolve basicamente três aspectos: memória, atenção e a compreensão. Com isso, a atividade de montar um quebra-cabeça tem reflexos na capacidade de resolver problemas.
Além disso, também ocorre o estímulo do conhecimento de números, cores, figuras e diversos campos do conhecimento. Dessa forma, é esperado que haja uma melhora da agilidade mental, possibilitando o desenvolvimento de um raciocínio mais apurado.
Comentários estão fechados.