Por quanto tempo posso guardar os ovos na geladeira?

Local mais adequado, tempo de refrigeramento e outros cuidados que são essenciais na hora de conservar esse alimento. Saiba mais!

Você provavelmente tem uma caixa de ovos na geladeira neste exato momento. Afinal, os ovos são versáteis e parte integrante de muitos pratos, embora sejam mais populares no café da manhã. Mas o que você sabe sobre quais os cuidados necessários com os ovos? Sabe quanto tempo você pode armazená-los na geladeira?

As respostas para essas perguntas são muito importantes já que o descuido com o armazenamento e manutenção deste alimento pode ser muito prejudicial para a saúde. Por isso, separamos dicas de como guardar e manter os ovos em casa.

Leia mais: Leite e ovos cada vez mais caros para produzir e para consumir

Algumas dicas para você melhorar o cuidado com os ovos

É importante que saibamos os procedimentos corretos a serem feitos para armazenar corretamente os ovos em nossa casa para evitar a perda dos mesmos ou riscos como uma intoxicação alimentar.

Qual é a temperatura ideal para guardar os ovos?

De acordo com a Anvisa, os ovos são melhor conservados quando mantidos refrigerados. Assim, em refrigeradores domésticos (geladeira comum), recomenda-se mantê-los a uma temperatura média de 10°C. Em épocas de muito calor, garanta que a geladeira está suprindo a necessidade e, que quando for tirar os ovos para utilizá-los, que eles não fiquem muito tempo expostos à temperatura ambiente.

A geladeira é o local ideal para guardar os ovos?

Pode-se dizer que é ideal que se conserve os ovos na geladeira. No entanto, mesmo se você fizer dessa maneira, ele não deve ser colocado em um lugar qualquer. A seguir, veja algumas orientações para a refrigeração correta:

  • Armazene os ovos em um compartimento onde a temperatura não altere muito. Portanto, busque manter eles afastado da porta da geladeira, visto que você abre e fecha a mesma ao longo do dia;
  • Para não danificar a película protetora natural da casca, retire os ovos da embalagem original e transfira-os para um novo recipiente (preferencialmente fechado);
  • Conserve-os na geladeira longe de outros alimentos crus para evitar contaminação ou odores.

Por quanto tempo posso guardar os ovos?

Primeira dica é: lembre-se de olhar a embalagem, pois lá tem data de vencimento! Para evitar o esquecimento e garantir que não haja dúvidas, uma boa dica é escrever essa informação em uma etiqueta e colocá-la onde você guardará os itens.

Porém, normalmente, ele dura até 60 dias quando está refrigerado. Já fora da geladeira, a validade pode sofrer variações, principalmente em dias mais quentes. Os ovos podem durar de 25 a 30 dias fora da geladeira, quando a temperatura é mais amena.

Observe o óbvio! Além de tudo o que foi dito, é fundamental que você observe outras características básicas que garantem que o ovo está bom! A exemplo disso, podemos listar:

  • Odor do ingrediente (que não pode fugir do normal e estar forte);
  • Aparência da casca e do conteúdo, que deve estar intacta, sem trincos nem manchas.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More