Conheça os novos modelos de RG e CNH
Novas versões dos documentos prometem segurança e praticidade para os brasileiros
Recentemente, o governo federal realizou uma série de mudanças em documentos importantes para os cidadãos brasileiros, como a Carteira de Identidade (RG) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Através dessas alterações, o objetivo é trazer mais praticidade e segurança para os cidadãos, visto que além de modelos de verificação mais avançados, também poderão contar com versões digitais que possuem a mesma validade que a física.
Leia mais: Novo RG poderá ser emitido a partir de 4 de agosto
No geral, as novas versões dos dois documentos podem apresentar até mesmo mais utilidades, o que chamou ainda mais atenção dos interessados. Entretanto, o processo para que estejam em todo território brasileiro pode ser um pouco demorado, visto que as será aplicado de forma gradual. Inclusive, se tratando do novo RG, alguns estados já estão emitindo, enquanto outros podem implementá-lo apenas em 2023.
O novo RG
Agora, a Carteira de Identidade deverá reunir as principais informações de um indivíduo, como tipo sanguíneo, se ele é doador de sangue, etc. Ademais, contará com uma identificação única através do CPF. Portanto, independente do estado em que ela seja feita, terá apenas uma numeração para cada cidadão, o que não era possível até recentemente, visto que não havia padronização entre os estados.
Além disso, estará seguindo um padrão internacional, contando com um código MRZ (Machine Readable Zone) também presente em passaportes. Logo, ele poderá ser apresentado como um documento oficial em viagens internacionais, especialmente pelos países do Mercosul. No entanto, apesar de tantas mudanças, continuarão sendo expedidos pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados.
A nova CNH
Se tratando da CNH, os condutores podem perceber de cara algumas mudanças ligadas à filiação afetiva e o nome social. Inclusive, ela receberá um novo design, onde suas cores simulam aquelas presentes na bandeira do país, além da adição de hologramas e detalhes que só podem ser vistos com luz ultravioleta. Dessa forma, é possível garantir mais autenticidade e segurança para os motoristas.
Comentários estão fechados.