Bonitas e perigosas: Quais são as plantas tóxicas mais comuns no Brasil?

A intoxicação acontece em crianças e animais domésticos. Conhecer as espécies de plantas tóxicas é fundamental para afastá-las dos jardins.

O paisagismo tem crescido muito nos últimos anos. Por essa razão, vários brasileiros têm o hábito de cultivarem plantas e flores dentro de apartamentos ou no jardim de casa. Porém, flores e plantas tóxicas são responsáveis por inúmeros casos de intoxicação e sintomas podem ser fatais, se ingeridas. Acompanhe a leitura e saiba quais são as plantas tóxicas mais comuns no Brasil.

Leia mais: 14 alimentos que mais contêm agrotóxicos no Brasil

Sobre plantas tóxicas

Na Califórnia, o Centro de Intoxicações afirma que os níveis de toxicidade atingem diferentes escalas no nível de perigo. O nível 1 é o mais leve e normalmente causa reações alérgicas na pele.

Os níveis 2 e 3 são moderados e suas reações podem englobar dor, irritação, náusea e vômitos. Já o nível 4 é considerado o mais grave e suas consequências são fatais, como a morte ou até mesmo atingir órgãos vitais para o corpo, como fígado e coração.

Plantas mais venenosas do Brasil

No Brasil, segundo a Fiocruz, as plantas mais tóxicas são também uma das mais cultivadas em jardins no país afora. Por esse motivo, conhecer essas espécies é essencial na prevenção dos casos de intoxicação. Assim, esteja atento para não consumir folhas e frutos de plantas que você não conhece.

  • Comigo-ninguém-pode

Ninguém pode mesmo. Presente em vários locais, o consumo da planta causa queimação, inchaço na boca, lábios e língua, vômitos e até mesmo asfixia.

  • Bico-de-papagaio

Muito comum na época do Natal, a seiva presente nesta planta pode causar lesões na pele, dificuldade para enxergar e inchaço na boca, língua e lábios.

  • Espirradeira

A cor branca parece inofensiva, mas essa planta é extremamente tóxica e tem o poder de provocar distúrbios no coração que podem levar à morte.

  • Saia-branca

Além de ter efeito alucinógeno, todas as partes da saia-branca são tóxicas. O consumo descuidado da planta pode causar taquicardia, alucinações, delírios e, se ingerida em grande quantidade, a saia-branca pode causar a morte.

  • Coroa-de-Cristo

Presente em cercas e muitos jardins, pode ser até que você tenha uma foto com essa flor. Porém, saiba que a seiva presente na planta pode provocar lesões na pele e o contato da mão com os olhos pode acarretar perda da visão.

Por essa razão, fique atento aos principais tipos de plantas mais tóxicas no Brasil. Em caso de ingestão indevida, não faça preparações caseiras, como chás ou remédios, sem orientação médica. O ideal é procurar a emergência em casos de intoxicações.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.