Se você consumir ESTES alimentos, seu fígado será muito mais saudável

A alimentação tem influência direta na saúde dos nossos órgãos. Veja agora o que você precisa consumir para ter um fígado saudável.

O fígado é um dos órgãos mais importantes que nós temos, pois tudo que nós ingerimos – de alimentos aos remédios – passa por ele como uma forma de nos proteger de intoxicações. Além disso, ele desempenha várias funções fundamentais para que o corpo humano desempenhe as atividades normalmente. Sendo assim, saiba agora quais são os alimentos verdadeiramente bons para o fígado, afinal de contas, você precisa mantê-lo saudável e forte!

Leia mais: Conheça a importância da alimentação saudável para crianças em fase escolar

Por que cuidar do fígado?

Como mencionamos inicialmente, o fígado exerce diversas funções que são importantes para o organismo. Elas vão desde a proteção contra intoxicações até a geração de energia para que possamos realizar as ações mais vitais possíveis, como respirar. Além disso, grande parte dos nutrientes que armazenamos no corpo vão para o fígado!

A alimentação pode influenciar na saúde dos nossos órgãos de forma positiva ou negativa. O consumo de bebidas alcoólicas e carnes processadas, por exemplo, como presunto, salsicha e outras é péssimo para a saúde do fígado.

Por outro lado, a ingestão frequente de frutas, carnes magras e cereais integrais é excelente para promover o nosso bem-estar de modo geral. Sendo assim, listamos logo abaixo quais os alimentos você precisa incluir nas suas refeições para manter esse órgão tão forte e saudável quanto possível.

Alimentos bons para o fígado

Uma alimentação equilibrada ajuda a manter o peso adequado e diminui as chances de doenças hepáticas (as que atingem o fígado) como a esteatose. Além disso, fornece os nutrientes necessários para o melhor funcionamento do corpo como um todo e para a prevenção de carências nutricionais, bem como do surgimento de enfermidades.

  • Brócolis

Este é um vegetal com uma ótima composição nutricional, pois é rico em minerais como o cálcio e em vitaminas como a K, que é armazenada no fígado. Você pode consumir este alimento cru ou, preferencialmente, cozido no vapor. Também é possível adicionar às preparações de quiches ou de arroz, mas é a sua criatividade que manda.

  • Uva

Todas as frutas são saudáveis e devem ser consumidas com moderação. A uva, em especial, se destaca pela presença do resveratrol em sua composição, que é um componente antioxidante. Ele auxilia nas defesas do organismo e previne o envelhecimento precoce.

  • Beterraba

Ela vem sendo estudada devido aos seus compostos bioativos, como as betalaínas, pois apresentam atividade anticancerígenas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Precisamos pontuar o quão fundamental ela é?

  • Alho

O alho é anti-inflamatório e apresenta um composto chamado alicina, que está associado à prevenção de doenças hepáticas, uma vez que reduz o colesterol. Além disso, o extrato de alicina também contribui para redução da pressão arterial.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.