Dois medicamentos tem lotes recolhidos pela Anvisa
A Anvisa começou a recolher lotes de medicamentos usados no tratamento de infecções de garganta e dos ouvidos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai recolher dois medicamentos usados para tratar infecções de garganta e ouvido, uma vez que a distribuição e comercialização foram proibidas. Confira agora mais informações sobre quais são os remédios recolhidos pela Anvisa e o porquê.
Leia mais: Anvisa aumenta lista de chocolates Kinder proibidos no Brasil
As empresas farmacêuticas receberam orientações específicas de que, de maneira geral, não está permitido distribuir e comercializar os medicamentos Zinnat e Cephagel. Além disso, esta é uma medida que se aplica a todo o território nacional.
Sobre o órgão da Anvisa
Criada em 1999, a Anvisa é uma autarquia que tem um regime especial, com sede e jurisdição no Distrito Federal e em todo o país. Seu propósito é promover a saúde da população. Por isso, administra o controle higiênico da produção e consumo de produtos e serviços com vigilância sanitária, incluindo o meio ambiente, processos, insumos e tecnologias a eles associados, assim como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e instalações alfandegárias.
Os lotes de medicamentos travados
O sachê de Zinnat 250mg é um medicamento fabricado pela GSK Brasil e é tomado apenas mediante prescrição médica. Segundo informações divulgadas pela própria Anvisa, a decisão de retirar o medicamento de circulação se deve a resultados insatisfatórios nos estudos de estabilidade que o analisaram.
Este medicamento é um antibiótico usado para tratar infecções de garganta, infecções de ouvido, pneumonia, bronquite, sinusite, infecções do trato urinário ou da pele. Embora a Anvisa esteja coletando alguns lotes, o laboratório responsável disse que a versão do medicamento está em baixa demanda no Brasil e não oferece risco aos pacientes.
O laboratório também disse que a produção será interrompida, sem previsão de retomada do medicamento ao comércio. Além disso, também é importante ressaltar que o recolhimento é voluntário, não obrigatório.
O Cefagel, produzido pela Multilab, também esteve presente em lotes coletados pela Anvisa. No entanto, o motivo por trás do recolhimento é que o medicamento teria apresentado falhas no processo de embalagem primária.
Esse remédio é um agente antibacteriano que elimina as bactérias presentes no organismo. O tempo de cicatrização de uma infecção varia de alguns dias a alguns meses, de acordo com a bula do medicamento.
Comentários estão fechados.