Você sabia que existem alimentos que podem alterar os efeitos de medicamentos?

Algumas comidas presentes em nossa alimentação podem modificar a ação de remédios.

Pouco se é comentado a respeito da relação entre a comida e os medicamentos. No entanto, existem alguns alimentos que podem alterar os efeitos de uma medicação, assim, afetando a sua eficácia. Portanto, confira agora quais são eles e os evite caso esteja tomando alguma dessas medicações. Acompanhe a leitura!

Leia mais: Saiba quais os hábitos que contribuem para prevenir a doença de Alzheimer

Alguns alimentos X Alguns medicamentos

Ao serem ingeridos, alguns remédios e algumas comidas podem impedir suas absorções ao passo em que se interagem no organismo. Assim, diminuindo a eficácia das medicações e, provavelmente, comprometendo o tratamento de determinadas doenças.

Ademais, as modificações podem variar de acordo com o tipo de alimento e o medicamento que foram ingeridos. Sendo assim, certos tipos de combinações acabam por alterar as capacidades tanto de nutrir, como de tratar.

Quando isso ocorre, pode gerar implicações clínicas tanto na ação farmacológica como na manutenção do estado nutricional do corpo,  podendo causar enjoos, dores de cabeça, vômitos, desmaios, corte total do efeito do fármaco e até intoxicação.

Portanto, quando for fazer uso, regular ou pontual, de remédios sob prescrição médica, se informe junto ao especialista responsável acerca dos alimentos que devem ser evitados durante o tratamento.

Os efeitos da alimentação na eficácia de alguns fármacos

Veja abaixo quais os alimentos que influenciam na ação dos medicamentos mais comuns:

  • Antialérgicos

Sucos e outras bebidas à base de laranja e tangerina podem inviabilizar a ação dos antialérgicos. Além disso, a combinação das substâncias podem aumentar o risco de desenvolvimento de gastrites e úlceras. Além de causar enjoos, vômitos e até mesmo ocasionar em casos mais perigosos de doenças cardíacas, como arritmias, por exemplo.

  • Antidepressivos

Esse tipo de medicamento atua no sistema nervoso central do paciente e auxilia no tratamento de transtornos psicológicos. Assim, não é interessante fazer a ingestão de alimentos do grupo monoaminoxidase.

Tal composto está presente na composição de carnes, frangos, frutas, produtos fermentados e alimentos envelhecidos. Assim, podendo causar algumas complicações, como crises hipertensivas.

  • Antibióticos

Os antibióticos em geral, utilizados no combate de infecções bacterianas, não podem ser combinados com certos tipos de pratos. Com isso, o ideal é evitar leite e derivados que possam conter minerais, como cálcio e magnésio, que impedem a absorção do fármaco pelo organismo. Assim, retardando os efeitos terapêuticos do mesmo.

Ademais, o consumo de bebidas alcoólicas também deve ser evitado durante a utilização de antibiótico. Uma vez que o álcool pode potencializar alguns efeitos colaterais e até causar intoxicação medicamentosa. Portanto, fique atento!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.