Qual cidade sediou os segundos Jogos Olímpicos de verão da era moderna?
Local escolhido foi o mesmo onde nasceu o idealizador da competição, Barão Pierre de Coubertin, porém os jogos foram um grande fracasso.
Infelizmente, pelo tempo de duração (mais de quatro meses) e por questões políticas, os jogos foram considerados um fracasso e não tiveram grande relevância. Na França, as Olimpíadas foram batizadas de Concurso Internacional de Exercícios Físicos e de Esportes.
Em Paris, não existia nenhum complexo esportivo para as Olimpíadas, o que delimitou os atletas a participarem das provas de atletismo nos bosques e as de natação em plena correnteza do rio Sena.
A organização do evento nesse ano ficou por conta da Exposição Universal, que nomeou os esportes de uma forma curiosa. A ginástica ficou na seção de “desporto escolar para crianças”, remo na seção de “socorrismo” e esgrima na seção de “cutelaria”.
A natação sub-aquática, tiro aos pombos, motonáutica, corridas em balão e natação com obstáculos não foram consideradas modalidades oficiais nos jogos de 1900. Devido ao grande descaso e falta de organização do evento, o Barão Pierre de Coubertin abandonou a chefia dos Jogos Olímpicos.
Segundo o Comitê Olímpico Internacional, foram 997 atletas representando 24 nações e competindo em 20 modalidades.
Veja também:
- 7 Filmes e documentários sobre as Olimpíadas
- Conheça a história dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna
- História do basquete
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.