Controle da ingestão de açúcar para prevenir diabetes: a partir de que idade devemos começar?

Saiba quando você deve controlar a ingestão de açúcar e iniciar o rastreio para diabetes.

O diabetes é uma das doenças crônicas mais prevalentes no mundo e uma preocupação de saúde global, pois é responsável por diversas mortes. Entre os principais causadores do diabetes está o consumo exagerado de açúcar
Portanto, o ideal é evitar o surgimento dessa condição por meio de um estilo de vida saudável e, principalmente, pelo controle da ingestão de açúcar. Mas será que existe uma idade certa para começar a regular esse consumo? É o que você vai ver agora neste artigo!

Leia mais: Diabetes tipo 2 – O que é, causas, sintomas, tratamentos, dieta, tem cura?

Qual a idade para controlar o açúcar e evitar diabetes?

O tipo mais comum dessa doença é a diabetes mellitus tipo 2. Nessa condição, as células criam uma resistência à insulina, que é o hormônio responsável por captar a glicose do sangue.

Assim, o tratamento consiste em medicamentos, boa alimentação e exercício físico. Dessa forma, já existem estudos comprovando que é possível reverter o quadro de diabetes com a orientação de uma boa equipe multidisciplinar de saúde.

Conforme envelhecemos, é normal iniciar um acompanhamento para rastrear o diabetes, o que geralmente ocorre em torno dos 35 anos de idade. Isso porque o surgimento da doença é lento e silencioso, e ocorre principalmente por uma junção de fatores ao longo do tempo.

Contudo, a categoria de idade mais importante para fazer esse rastreio é a das pessoas entre os 40 e 50 anos. Afinal, o risco para desenvolvimento do diabetes tipo 2 se encontra nessa faixa etária e aumenta ainda mais após os 45 anos. Entretanto, esta não é uma regra, e só se aplica às pessoas que não possuem histórico familiar da doença e nem suspeitas anteriores.

No caso de quem já possui suspeita ou histórico de diabetes na família, é necessário ir regularmente ao médico e começar os testes antecipadamente. Isso porque o diabetes possui fatores genéticos envolvidos e pode se manifestar antes da idade prevista.

Portanto, define-se a regularidade dos exames pelo profissional da saúde, de acordo com as suas necessidades.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o blog do Escola Educação e tenha acesso a muitos outros materiais, curiosidades e notícias de todo o Brasil!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.