Descubra aqui: qual o animal mais raro do mundo?
Confira o animal mais raro do mundo que pode entrar em extinção.
A diversidade de animais ao redor do mundo é algo impressionante. Devido às diferenças entre biomas e vegetação, a quantidade de espécies de animais ainda não tão conhecidos é algo surpreendente. Porém, devido às mudanças climáticas cada vez mais anormais, assim como fatores como poluição, desmatamento e tráfico de animais, tornou-se cada vez mais comum espécies entrarem em extinção.
Assim, para identificar qual o animal mais raro do mundo, é preciso que este seja realmente especial e, infelizmente, em quantidade limitada.
Leia mais: Cágado, Jabuti e Tartaruga – qual a diferença entre esses animais?
Conheça a tartaruga Rafetus swinhoei: o animal mais raro do mundo
Popularmente conhecida como a tartaruga do casco mole, essa é um réptil da família Trionychidae. Infelizmente, por consequência das práticas humanas, essa espécie veio a receber o título de “animal mais raro do mundo”.
Um dos contribuintes para sua quase extinção, além da poluição do meio ambiente, é a popularidade da sua carne. Outro fator contribuinte para o risco de extinção desse animal é o alto uso da sua bexiga, muito utilizada para fins medicinais.
Origem da Tartaruga-do-casco-mole:
Habitante das regiões da China e Vietnã, essa tartaruga tornou-se conhecida pela primeira vez em 1873, através de um especialista do Museu Britânico, John Edward Gray. Logo teve grande reconhecimento, ao ser descrita como “a mais bonita espécie” já vista por Gray.
Apesar de ter sido categorizada em 1873, sua história vem de muito antes. Segundo estudos e pesquisas realizadas sobre a espécie, o gênero réptil Rafetus é muito antigo. As espécies Rafetus swinhoei e Rafetus euphractus foram resultados do isolamento geográfico ocorrido há 50-55 milhões de anos.
Devido a colisão da índia com a Eurásia, e a formação do Himalaia, as espécies foram separadas, e assim gerou uma evolução diferente para cada uma. Dessa forma, a Rafetus swinhoei tornou-se a espécie que se alimenta de caranguejos, peixes, caracóis, sapos, plantas aquáticas e folhas.
Comentários estão fechados.