Chocolate: quando oferecer para as crianças?
A recomendação é que as crianças não consumam açúcar até os dois anos de idade. Saiba mais.
O período de introdução alimentar gera muitas dúvidas em todos que fazem parte da criação de uma criança, afinal a alimentação é responsável pelo crescimento e desenvolvimento infantil, junto com outros fatores, é claro. Nesse sentido, uma questão recorrente é quando a criança pode comer chocolate, então hoje iremos te explicar quando oferecer esse alimento.
Leia mais: Crianças preferem alimentos naturais a produtos industrializados
Introdução da alimentação complementar – Quais são as recomendações?
O Ministério da Saúde tem um Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois anos, de 2019, no qual constam informações riquíssimas sobre como conduzir tanto o aleitamento, que deve ser exclusivo até os seis meses e complementado até os dois anos, mas também a introdução da alimentação complementar.
É importante mencionar que a alimentação das crianças deve ser o mais natural possível. Ou seja, rica em frutas, legumes, verduras, ovos, carnes magras e leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha etc.). Por outro lado, os alimentos industrializados devem ser evitados ao máximo, pelo menos até os dois anos.
Quando a criança pode comer chocolate?
Primeiramente, vamos analisar a composição do chocolate? Ele é um alimento feito a partir do cacau e, a depender do chocolate, existem porcentagens diferentes de cacau na composição. Além disso, contém açúcar, gordura e a maioria também contém leite. Alguns tipos de chocolates podem levar outros ingredientes, mas a base é essa.
O Guia para Crianças Menores de Dois anos recomenda que o açúcar não faça parte da alimentação das crianças nos dois primeiros anos de vida por diversas razões, entre elas: favorece o surgimento da obesidade e do diabetes, promove a formação de cáries e faz a criança recusar alimentos com sabor natural por se acostumar com o gosto doce.
Ou seja, há boas razões para que a criança não consuma chocolate antes dos dois anos de idade. Após esse período, embora o consumo já seja aceitável, não deve ser algo frequente pelas razões citadas anteriormente.
Além disso, quando for oferecer o chocolate, prefira aqueles com maior porcentagem de cacau na composição, pois contêm menos açúcar. E apesar de toda pressão envolvida na introdução alimentar e do grande estímulo da indústria para o consumo de alimentos adoçados, lembre-se: o amor já é doce o suficiente, cuide da saúde dos seus pequenos!
Comentários estão fechados.