Quanto ganha um deputado federal?

Os vencimentos dos deputados federais são um dos mais altos da política brasileira, ganhando mais que senadores. Descubra o salário dos representantes.

0

O deputado federal tem o papel de legislar. Além disso, também é de responsabilidade do político fiscalizar as atividades do governo federal.

O exercício de sua função é muitas vezes em conjunto com o senador. Porém, os deputados seriam os representantes direto da população. Ou seja, aqueles que estão mais próximos dos interesses do povo. Desta forma, os senadores estão mais próximos do interesse dos estados.

O que faz um senador

São os deputados federais os responsáveis por propor, alterar e votar leis. A maioria das leis primeiro transmita na Câmara Federal, para após ir ao Senado. Portanto, o trabalho dos representantes é cooperativo.

Quando as leis são aprovadas pelas instâncias, elas são encaminhadas para o presidente, que o aceita ou veta. Entretanto, se o projeto ver vetado, os deputados e senadores podem decidir, em conjunto, se mantem ou não o veto.

Além disto, no setor financeiro são eles que fiscalizam os gastos federais. Isso porque precisam verificar que os gastos estão sendo investidos para a população, e garantir o investimento. A proposta orçamentaria do ano também deve ser aprovada pelos representantes.

Sendo assim, se encontrarem irregularidades nas contas, eles podem abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Em alguns casos, também podem autorizar a abertura de um processo de impeachment contra o presidente da república.

Para se tornar um deputado federal é preciso ser eleito pela população. Entretanto, para concorrer as eleições é necessário cumprir alguns requisitos, como ter idade mínima de 21 anos, estar filiado a um partido político, bem como possuir nacionalidade brasileira.

Quanto ganha um deputado federal?

Talvez algumas pessoas possam ficar surpresas, mas o salário dos deputados federais são um dos mais altos da política brasileira. Isso porque os representantes ganham R$ 33.763,00, superando outros cargos como senadores e até presidente.

Além disso, é importante frisar que estamos nos referindo ao salário-bruto. Ainda existem vários outros benefícios e vantagens que os profissionais ganham, como auxílio-alimentação, auxílio transporta e vários outros.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.