Quanto ganha um deputado estadual?

Os deputados estaduais têm papel de nos representar junto a Assembleia Legislativa. Saiba quanto ganha o representante político.

0

Os deputados estaduais tem a função de legislar, representar e fiscalizar. Além disso, os representantes atuam na Assembleia Legislativa do estado.

Como o próprio nome indica, a instância dos deputados é estadual. Portanto, acompanham o trabalho do governador, conferindo suas ações, e realizando e sugerindo mudanças de acordo com as necessidades dos moradores do estado.

O que faz um Deputado Estadual?

Desta forma, na legislação, o deputado pode apresentar projetos de lei. Cabe a ele apresentar mudanças em leis já vigentes, por meio das Propostas de Emenda Constitucionais (PECs), entretanto, a nível estadual.

Além disso, os deputados também votam em projetos de leis realizados pelo Executivo, ou encaminhadas por algum setor da sociedade.

Os representantes fiscalizam o trabalho e as atividades do governador do estado. Portanto, os deputados podem fazer comissões permanentes de fiscalização, e também as comissões especiais, conhecidas como CPI.

Sendo assim, se for realizada alguma denúncia contra o governador, a função do deputado é realizar as verificações quanto sua vericidade e enviar para órgãos competentes.

Outro campo de atuação dos deputados é o controle sobre as contas do estado, assim como dos impostos estaduais. O representante também tem o poder de definir o salário do governador, do vice, e dos próprios deputados estaduais.

Além disso,  como representantes da população, precisam ouvir as demandas e problemas da sociedade, como educação, segurança, e diversos outros, e levar para a tribuna.

Como se trata de um cargo político, para se tornar um deputado estadual é preciso que o interessado seja eleito pela população. Também é preciso que os candidatos cumpram uma série de requisitos. Bem como ter idade superior a 21 anos, estar filiado a um partido político e várias outras.

Quanto ganha um deputado estadual?

De acordo com a  Constituição Federal de 1988, os deputados estaduais devem ganhar, no máximo, 75% o que os deputados federais ganham. Portanto, seu rendimento deveria ser de aproximadamente R$ 22.322,25.

Entretanto, o valor se refere ao salário bruto. Os representantes ainda gozam uma série de benefícios, fazendo com sua remuneração final seja maior.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.