Quanto ganha um engenheiro ambiental

Com a preocupação com a preservação ambiental, o mercado de trabalho para a área só cresce. Descubra quanto ganha um Engenheiro Ambiental.

0

Em uma época em que os debates sobre o meio ambiente crescem, o trabalho do engenheiro ambiental se faz cada vez mais necessário.

Isso porque é o profissional que atua no reconhecimento, manuseio e tratamento de problemas ambientais. Bem como na divulgação de soluções para estes problemas.

Desta forma, o engenheiro ambiental é o profissional cujo trabalho visa resolver problemas ambientais, buscando o desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente.

Para isso o profissional pode trabalhar em várias área diferentes. Como o tratamento de água e esgotos, recursos hídricos, gerenciamento de resíduo sólidos. B

Bem como a poluição da água, solo e ar, a remediação de áreas degradadas, tecnologias limpas e educação ambiental. Ou seja, existem várias áreas de atuação para o engenheiro químico no Brasil. Na verdade, a carreira é uma das mais promissoras em nosso país.

Isso porque o engenheiro pode atuar em órgãos públicos, em empresas privadas, em empresas de economia mista (pública e privada). Assim como em ONGs.

Para se tornar um profissional da área é preciso realizar o curso superior de Engenharia Ambiental. A graduação tem duração média de cinco anos e pode ser encontrada em instituições públicas e privadas em todo país.

Além disso, profissionais de outras engenharias também podem fazer uma especialização para se tornarem engenheiros ambientais.

Salário

O salário do profissional é regulamentado pela Lei 4.950-A, de 1966. A legislação abrange profissionais de Engenharia, Química, Arquitetura, Agronomia e Veterinária.

Sendo assim, segundo a lei, os profissionais destas áreas devem ter salários de acordo com sua jornada de trabalho, sendo definido que:

  • Jornada de 6 horas de trabalho: 6 salários mínimos;
  • Jornada de 7 horas de trabalho: 7,25 salários mínimos;
  • Jornada de 8 horas de trabalho: 8,5 mínimos.

Além disso, a remuneração dos profissionais varia de acordo com a área da engenharia que estão atuando. Desta forma, um Analista Ambiental tem remuneração média de R$3.097,28.

Sendo que segundo informações do site Love Mondays o salário médio bruto de um Engenheiro Ambiental no Brasil é de R$ 6.748,00.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.