Quanto ganha um promotor de justiça?

A função social do promotor de justiça é atuar pelos interesses da sociedades, combatendo crimes e verificando o cumprimento de penas.

0

O promotor de justiça é o profissional encarregado da verificação de comportamentos supostamente inadequados para as regras da sociedade. Sendo assim, se trata de um funcionário público.

Desta forma, seu trabalho além de ser de extrema importância para a sociedade brasileira, é também perigoso aos promotores. Isso porque sua atuação é na ordem jurídica, no Ministério Público Estadual.

O que faz um Promotor de Justiça?

Sendo assim, na área criminal ele pode trabalhar no combate a crimes, bem como na averiguação do cumprimento de penas. Já na área cível, o promotor de justiça atua pelos interesses da população.

Desta forma, o funcionário público atua em áreas como infância e juventude, defesa do consumidor, do meio ambiente, e da manutenção da saúde. Bem como no meio ambiente e patrimônio cultural, violência doméstica, entre outros.

Das áreas citadas acima, o promotor de justiça atua na fiscalização de estabelecimentos que abrigam menores, idosos e incapazes, certificando que as instituições ofereçam a devida assistência.

Também é dever do promotor a assistência de famílias atingidas pelo crime, assim como o controle externo da atividade policial. Nesta área, recebe pedições e reclamações de desrespeito aos direitos humanos.

Além disso, na área criminal também é o profissional que dá inicio a ações penais, em casos que há todas as provas. Portanto é de função do promotor denunciar criminosos à justiça. Desta forma, ele pode pedir informações e documentos para ajudar em inquéritos, bem como solicitar investigações e inquéritos policiais.

Para ser um promotor de justiça no Brasil é necessário ter o curso superior de Direito. Bem como também é preciso passar por um concurso público para o cargo. Os profissionais atuam no Ministério Público Estadual.

Quanto ganha um promotor?

Por se tratar de um cargo extremamente disputado em nosso país, a remuneração de um promotor de justiça é um dos grandes atrativos para a função pública.

A remuneração do servidor público varia de acordo com o estado que atua. Em São Paulo, por exemplo, em edital aberto em 2017, o vencimento inicial para o profissional era de R$ 24.818,74.

Entretanto, este é apenas o ganho inicial. Com horas extras, e outros benefícios que o profissional recebe, o valor pode passar de R$ 30 mil.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.