Quanto ganha um psicopedagogo?

O profissional pode atuar em hospitais, instituições escolares e na área empresarial. Confira agora quanto ganha um Psicopedagogo.

0

O ser humano está em um constante processo de aprendizagem. Sendo assim, durante toda as fases de nossa vida estamos nos adaptando e evoluindo com a sociedade em que estamos inseridos.

Desta forma, é aí que entra o trabalho do psicopedagogo. Isso porque o profissional estuda e trata os transtornos que impedem a assimilação de conteúdo e conhecimentos.

E para isso, ele incorpora os conhecimentos da Neurologia, Psicologia, Antropologia, Educação e da Psicolinguística. Tudo isso para buscar compreender como os indivíduos processam informações e as convertem em conhecimento.

Atuação

Portanto, em sua atuação o psicopedagogo estuda as principais causas que podem causar dificuldade no aprendizado. Tais como as físicas, sociais, emocionais e mentais.

Após isso, ele então pode elaborar ações de tratamento para os distúrbios existentes, seguindo as dificuldades dos pacientes. Desta forma, o profissional desta área pode atuar nem duas áreas distintas, a institucional e a clínica.

Como o próprio nome já indica, neste ramo o psicopedagogo atua em instituições. Bem como escolas, empresas e hospitais.

Em escolas, por exemplo, ele realiza toda uma análise da instituição, desde as instaurações físicas, ao comportamento dos funcionários e estudantes. Tudo isso visando encontrar possíveis condições que influenciem a aprendizagem.

Logo, nas instituições escolares a sua função é auxiliar o trabalho dos professores. Por outro lado, já na área empresarial, ele exerce sua função em conjunto com o recurso humanos da empresa.

Neste ramo, ele identifica os problemas presentes na empresa e auxilia no clima, desenvolvimento e engajamento da empresa com seus funcionários, dentre outros temas.

Por fim, temos a atuação dos psicopedagogos em hospitais. Neste ambiente ele atua principalmente com crianças e adolescentes. Isso porque ele trabalha com pacientes internados e que tenham vínculos aprendizagem.

Desta forma, ele auxilia estes pacientes para que eles consigam voltar a se adaptar ao ambiente escolar quando tiverem alta. Além disso, os profissionais também auxiliam pacientes que perderam parte de memória, a capacidade de aprendizagem, ou demais doenças ou traumas do gênero.

Salário

A média salarial de um profissional psicopedagogo no Brasil é de R$ 2.377,70. Entretanto, os vencimentos variam de acordo com a área (citadas acima) que o profissional trabalha, assim como localidade e jornada de trabalho.

Atualmente existe apenas duas universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem a graduação em Psicopedagogia. São elas a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e o Centro Universitário FIEO (UNIFIEO).

Entretanto, existe outra forma para se tornar um profissional na área. Isso porque é comum encontrarmos especializações para a área. Porém, para realizá-la é necessário ter formação prévia nas áreas correlatas, tais como Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, dentre outras.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.