Quanto um youtuber ganha por mês? Descubra agora mesmo!
O YouTube pode ser uma fonte de renda interessante para muitos criadores de conteúdo. Descubra quanto você pode lucrar com um canal na plataforma.
Em 2023, a maioria das pessoas já pensou, em algum momento, em viver com a renda do YouTube. Criar um canal de vídeos na plataforma e ser um youtuber de sucesso pode ser bastante rentável. Afinal, você pode ganhar um bom dinheiro com seus conteúdos publicados lá.
Quando você atinge um certo nível dentro do YouTube, entra para o Programa de Parcerias da plataforma. A partir daí, os criadores de conteúdo podem começar a receber uma parcela dos anúncios que aparecem antes e ao longo dos vídeos. E é aí que o dinheiro começa a entrar na conta.
Como entrar para o Programa de Parcerias do YouTube?
Para entrar no Programa de Parcerias do YouTube e começar a ganhar dinheiro com vídeos, o criador de conteúdo deve ter um mínimo de 500 seguidores, três uploads públicos nos últimos 90 dias e 3 mil horas de exibição no último ano. Ou, ainda, 3 milhões de views de Shorts nos últimos 90 dias.
Isso te dará direito a alguns recursos exclusivos, como Clubes de Canais, Super Chat, Super Stickers e a possibilidade de promover produtos com o YouTube Shopping.
No entanto, para começar a receber pelo AdSense da plataforma, você precisa ter no mínimo 1.000 inscritos e 4.000 horas de exibição no ano anterior. Quando você atingir esses requisitos, a opção de Monetização ficará disponível e você poderá se cadastrar para ganhar dinheiro.
Tá, mas e quanto dinheiro os youtubers ganham?
Isso depende de uma série de fatores. Oito youtubers compartilharam seus ganhos com o site Business Insider. A média de quanto dinheiro recebem é contabilizada por 1.000 visualizações.
Ou seja, a cada 1.000 visualizações nos vídeos, eles ganham entre US$ 1,61 e R$ 29,30. Isso varia do tipo de anúncio, da aceitação dele e de quanto o anunciante paga para o YouTube. É importante frisar que a plataforma fica com 45% da receita e o criador de conteúdo, com 55%.
Por exemplo, anúncios puláveis têm uma receita menor do que aqueles que não têm essa possibilidade. O mesmo vale para as publicidades inseridas no meio dos vídeos ou em seus rodapés.
Algo que pouca gente conta é que, quando o telespectador clica na propaganda e vai para o site do anunciante, o criador de conteúdo ganha um pouquinho a mais.
Além disso, temos outras variáveis na equação: o tipo de conteúdo e quem está assistindo. O YouTube também leva em consideração a retenção do vídeo (quanto tempo você mantém a audiência ali), a duração do conteúdo e o tipo também (se é música, tutorial, documentário, e por aí vai).
Aqui vale um adendo: a visualização só começa a contar após 30 segundos de vídeo.
E, por fim, há uma distinção de ganhos no país onde o youtuber mora. Segundo o site da Hotmart, estima-se que um criador do Brasil ganhe mais ou menos US$ 1,65 a cada 1.000 visualizações. Enquanto um estadunidense pode faturar US$ 4,50.
Mais uma coisa: o algoritmo do YouTube muda constantemente. Então, as regras e os valores citados aqui podem estar desatualizados na semana seguinte.
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