Quanto você terá que pagar se passar no sinal amarelo?
Confira as consequências que os motoristas enfrentarão se forem flagrados ultrapassando um cruzamento com o sinal amarelo do semáforo.
Semáforo, sinal, sinaleiro, tanto faz o nome, todos os motoristas conhecem bem esse dispositivo que serve para ordenar e deixar o trânsito mais seguro. Ele está presente em muitos cruzamentos dos centros urbanos brasileiros, em todas as cidades. Não se trata de uma invenção nova, mas ainda desperta uma série de dúvidas na cabeça de muita gente, especialmente no que diz respeito ao sinal amarelo.
Veja também: Estranho mas verdade: marcas famosas que usam nomes diferentes em outros países
Afinal de contas, será que atravessar um cruzamento com o sinal amarelo é ilegal e o condutor pode ser multado por isso? Certamente você já deve ter pensado nesta questão, mas nunca procurou entender qual é a verdade por trás dela.
Passar no sinal amarelo pode render multa e punições?
Primeiramente, vamos lembrar que existe 3 cores para os semáforos:
- Vermelho: indica parada obrigatória e todos os motoristas são obrigados a esperar até o fim de sua duração;
- Amarelo: indica atenção, pois o semáforo está em transição para a luz vermelha e é melhor aguardar, sem frear bruscamente;
- Verde: é a luz que indica a passagem Liberada para todos os que estão no trânsito.
Como exposto acima, é proibido avançar um cruzamento ou rua que esteja com o semáforo na luz vermelha. Esse ato rende uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e desconto de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
E como funciona com a cor amarela?
Conforme consta no manual Brasileiro de Sinalização Semafórica, o sinal amarelo indica o término do direito de passagem livre por todos os veículos. Ou seja, a verdade é que ele representa a necessidade de parar antes do semáforo.
Por outro lado, muitas pessoas encaram a cor amarela como uma extensão da verde e aceleram mais ainda para “dar tempo” de passar. O problema é que a sua função é justamente contrária a isso.
A atitude correta é diminuir a velocidade gradualmente e parar para esperar que o verde retorne ao semáforo.
Pode render multa?
Na prática, o motorista que ultrapassar o sinal amarelo não levará nenhuma multa, já que não existe nenhuma norma que estabeleça esse tipo de sanção.
Vale o bom-senso e a lógica de evitar ultrapassar o cruzamento com a luz vermelha, a qual pode render multa e desconto de pontos na CNH.
Comentários estão fechados.