Afinal, Quarta-feira de Cinzas é feriado nacional ou não?

Essa é uma dúvida que se repete na cabeça de muita gente todos os anos. Então, entenda de uma vez por todas se a Quarta de Cinzas é feriado ou não.

Todos os anos, quando o período do Carnaval se aproxima, muitas pessoas têm a seguinte dúvida: Quarta-feira de Cinzas é feriado? Pensando nisso, hoje iremos esclarecer essa questão para você entender de uma vez por todas a explicação.

Leia mais: PIS/Pasep: dinheiro já está sendo pago a servidores

A Quarta-feira de Cinzas é feriado nacional?

Antes de mais nada, cabe salientar que nenhum dia do Carnaval é considerado como feriado oficial no Brasil. Apenas a terça-feira de Carnaval é considerada ponto facultativo em alguns locais. Então, apesar de ser a maior festa do país, não existe legislação que regulamente folgas nesse período. Nesse sentido, a Quarta-feira de Cinzas também não é feriado.

Entretanto, muitos empregadores cedem folgas para os funcionários durante o Carnaval, justamente por ser a maior festa popular brasileira. Isso acontece especialmente nos locais onde a folia tem celebrações marcantes, como na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os dias de folga variam de empresa para empresa e podem chegar até três dias, geralmente a partir da segunda-feira de Carnaval até o meio dia da quarta-feira. Contudo, o empregador pode exigir que o funcionário trabalhe em outro feriado ou compense as folgas do Carnaval com horas extras em algum outro período determinado.

Mais especificamente em relação à Quarta de Cinzas, tradicionalmente, as empresas privadas e públicas costumam ter expediente apenas durante a tarde, então os funcionários folgam pela manhã. Entretanto, isso não é uma regra e cada instituição pode decidir como vai proceder.

Qual é a importância da Quarta-feira de Cinzas?

Resumidamente, a Quarta-feira de Cinzas marca o encerramento do Carnaval, que é uma festa pagã para os católicos. Além disso, celebra o início da Quaresma, o período de quarenta dias que antecede a Páscoa.

Nesse sentido, a Quarta-feira de Cinzas representa um convite para a conversão e aproximação da igreja. Algumas pessoas costumam jejuar para relembrar as provações pelas quais Cristo passou e muita gente não come carne nesse dia.

Ademais, o número quarenta possui um significado importante segundo a Bíblia, pois o povo hebreu passou quarenta anos no deserto e Jesus passou quarenta dias no deserto em purificação. Portanto, a Quarta de Cinzas é o marco inicial de um período muito importante para quem segue a religião católica.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More