Quem foi Hipócrates? Biografia, Juramento, Frases, Medicina, Teoria

Hipócrates de Cós era um médico grego que viveu de cerca de 460 aC a 375 aC. Ele estabeleceu a primeira escola dedicada ao ensino da prática da medicina.

Quem foi Hipócrates? Hipócrates de Cós era um médico grego que viveu de cerca de 460 aC a 375 aC. Em uma época em que a maioria das pessoas atribuía doença à superstição e à ira dos deuses, Hipócrates ensinava que todas as formas de doença tinham uma causa natural.

Quem foi Hipócrates

Ele estabeleceu a primeira escola intelectual dedicada ao ensino da prática da medicina. Por isso, ele é amplamente conhecido como o “pai da medicina”.

Aproximadamente 60 documentos médicos associados ao seu nome, incluindo o famoso juramento de Hipócrates, sobreviveram até hoje. Esses documentos foram eventualmente reunidos em uma coleção conhecida como Corpus Hipocrático.

Embora Hipócrates não tenha escrito todos eles, os documentos são um reflexo de suas filosofias. Por meio do exemplo de Hipócrates, a prática médica apontava para uma nova direção. Ela caminharia em direção a uma visão mais racional e científica da medicina.

Os quatro humores

Hipócrates é frequentemente creditado pelo desenvolvimento da teoria dos quatro humores, ou fluidos. Os filósofos Aristóteles e Galeno também contribuíram para o conceito. Séculos depois, William Shakespeare incorporou os humores em seus escritos ao descrever as qualidades humanas.

Os humores eram a bile amarela, bile negra, sangue e fleuma, de acordo com “O Mundo dos Humores de Shakespeare”. Cada humor estava associado a um elemento particular (terra, água, ar ou fogo).

As interações entre os humores, qualidades, órgãos e idades – bem como a influência das estações e planetas – determinavam a saúde física e mental de uma pessoa, bem como sua disposição ou personalidade.

A teoria de Hipócrates

A bílis amarela está relacionada à disposição colérica e às qualidades de quente e seco. Está associada ao fogo, ao verão, à vesícula biliar e à infância.

A bile negra está relacionada com a disposição melancólica e as qualidades do frio e da seca. Está associado à terra, ao inverno, ao baço e à velhice.

O sangue está ligado à disposição sanguínea e às qualidades de quente e úmido. Está ligado ao ar, à primavera, ao coração e à adolescência.

A fleuma está relacionada à disposição fleumática e às qualidades do frio e da umidade. Está ligado à água, ao cérebro e à maturidade.

Diferenças por idade, gênero, emoções e disposição poderiam ser atribuídas às interações dos humores. Alguém com disposição colérica era corajoso, mas fluema seria covardia. A juventude era quente e úmida; a velhice era fria e seca.

Segundo a teoria antiga, a chave para uma boa saúde era manter os humores em equilíbrio. Um excesso ou deficiência em um ou mais dos humores estava associado à doenças.

A comida era uma das maneiras mais importantes de ajudar a equilibrar a proporção desses humores. De fato, uma das citações mais famosas de Hipócrates é: “Deixe a comida ser seu remédio e remédio seja a tua comida”.

Ideias de Hipócrates

Embora essas práticas e o conceito dos quatro humores possam soar estranhos e não científicos hoje, essas ideias representaram o primeiro passo da visão predominantemente sobrenatural da doença e um passo em direção a uma nova ideia de que a doença está relacionada ao ambiente e ao que está acontecendo. dentro do corpo.

Corpus Hipocrático

O Corpus Hipocrático é amplamente considerado o mais antigo conjunto de documentos médicos. É uma coleção de cerca de 60 textos, ou “livros”, contendo palestras, livros, pesquisas, casos e ensaios filosóficos. Todo o conteúdo é sobre assuntos relacionados à medicina.

Alguns dos escritos são curtos, como apenas um parágrafo, enquanto outros têm vários volumes. Os estilos diferem amplamente ao longo da coleção, apoiando a ideia de que ela tinha vários autores.

Historiadores acham que os textos podem ser o trabalho de numerosos médicos que praticaram a medicina durante a vida de Hipócrates.

O corpus foi finalmente montado em Alexandria, no Egito, durante o terceiro século aC e, eventualmente, tornou-se a referência padrão para os médicos em ascensão em todo o mundo ocidental. Muitos dos ensinamentos foram usados ​​até o século XIX.

Juramento de Hipócrates

Algo muitas vezes incluído no Corpus Hipocrático é o juramento de Hipócrates. É um antigo código de ética para os médicos. Embora o juramento seja amplamente atribuído a Hipócrates, ainda não se sabe se ele realmente o escreveu.

Hoje, o juramento é mais valorizado como um exemplo histórico de ética e princípios médicos do que como algo a ser tomado literalmente.

Confira o juramento de Hipócrates na íntegra:

“Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:

Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém.

A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.

Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.”

Importância

Muitos dos médicos de hoje acreditam que o juramento é inadequado para enfrentar os desafios econômicos, políticos e sociais de atuais. Por exemplo, o aborto legalizado, o suicídio assistido por médicos e outras práticas inéditas na época de Hipócrates.

No entanto, os médicos ainda mantêm seus princípios sagrados: tratar os doentes com o melhor de sua capacidade, protegê-los de danos e injustiças, preservar a privacidade do paciente e ensinar os segredos da medicina para a próxima geração.

Frases de Hipócrates

A cura está ligada ao tempo e às vezes também às circunstâncias.

A arte é longa, a vida é breve.

Para os males extremos, só são eficazes os remédios intensos.

Tudo acontece conforme a natureza.

Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio

Há verdadeiramente duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A ciência consiste em saber; em crer que se sabe reside a ignorância.

Conteúdos Relacionados:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.