Cidadão pode não contribuir com o INSS e mesmo assim receber benefício? Confira

Tem dúvidas sobre a contribuição com o INSS e o recebimento de benefícios? Entenda como funciona!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma organização que presta serviços assistenciais para a população brasileira. Esse órgão público é responsável por arrecadar contribuições mensais dos trabalhadores e conceder auxílios ou aposentadorias quando o momento chegar. Mas será que quem não contribuir com o INSS pode receber? É o que você vai ver agora!

Veja mais: Saiba 4 benefícios que o INSS disponibiliza em 2022

Recebimento de benefício sem contribuir com o INSS

Embora existam meios para contribuir com o INSS, como o próprio trabalhador do regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o Microempreendedor Individual (MEI) ou através da emissão de um carnê, muitas pessoas nunca contribuíram ou colaboraram pouco com a Previdência Social.

Neste caso, o resultado é a impossibilidade de solicitar benefícios normalmente fornecidos pelo INSS aos trabalhadores brasileiros, como aposentadorias e pensões, auxílio-doença, salário-família, entre outros.

Entretanto, essa realidade pode soar dura para muitas pessoas, especialmente as baixa renda e que não têm condições de trabalhar. Por conta disso, o governo dispõe de uma alternativa para atender a esse grupo de cidadãos, que é o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Benefício de Prestação Continuada

O BPC é uma assistência que concede um salário mínimo a idosos de baixa renda com 65 anos ou mais, ou a pessoas de qualquer idade que possuam alguma deficiência que cause grandes limitações.

Apesar do benefício ser semelhante a uma aposentadoria, na verdade não é. Isso porque ele não é coberto pela Previdência Social, não apresenta 13º salário e o beneficiário não precisa ter contribuído com o INSS.

Quem tem direito de receber o BPC?

Assim como qualquer outro benefício, o cidadão precisa atender aos critérios exigidos para o BPC. O primeiro é ter idade igual ou superior a 65 anos ou possuir alguma deficiência. O beneficiário também precisa ser brasileiro, ter renda familiar mensal per capita de no máximo ¼ do valor do salário mínimo vigente e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).

Como solicitar o BPC?

Os interessados podem solicitar o BPC pelo site oficial do INSS ou através do aplicativo para celular “Meu INSS”. Basta procurar a função “Agendamentos/Solicitações”, acessar a opção de requerimento e pesquisar pelo benefício correspondente. É possível ainda solicitar o BPC pela Central de Atendimento do INSS, por meio do número 135.

Então, agora que você sabe quem não contribuir com o INSS pode receber, aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More