Quem perde o título de eleitor tem direito ao voto nas próximas eleições?

Veja o que fazer caso você tenha perdido seu título de eleitor e queria exercer seu direito de voto.

As eleições presidenciais estão bem próximas. Com isso, eleitores de todo país começam a se preparar para exercer sua cidadania. Porém, o período entre esses eventos é um pouco longo, o que pode fazer o título de eleitor pegar poeira por algum tempo. Logo, é comum que as pessoas o percam e, então, comecem a surgir algumas dúvidas. Nesse caso, uma das mais comuns é se quem perde o título de eleitor tem direito a voto nas próximas eleições.

Leia mais: Eleições 2022: número de jovens aptos a votar ainda está abaixo do esperado

Como recuperar o título de eleitor?

Antes de tudo, é importante entender que é bem fácil conseguir uma segunda via do seu título de eleitor. Para quem tem acesso à internet, é só fazer o download do e-Título para ter acesso a uma versão digital e gratuita deste documento. Esse é um aplicativo desenvolvido pela própria Justiça Eleitoral e pode ser encontrado em todas as plataformas, disponível para celulares Android e iOS.

Inclusive, caso já tenha a biometria cadastrada no sistema do governo, não é preciso exibir nenhum outro documento além do e-Título na hora de votar. Assim, basta ter o seu número do CPF em mãos e fazer login no app.

Além disso, através do aplicativo, o eleitor tem acesso a diversas informações, como local de votação no mapa, rotas para chegar ao local e número da seção eleitoral. Para quem pretende se voluntariar como mesário, a plataforma oferece também essa opção.

Quem não tem acesso ao e-Título ainda pode votar?

Caso não consiga encontrar a versão física do seu documento e nem utilizar a digital, um documento oficial com foto, como o RG, é o suficiente para votar na próxima eleição. Dessa forma, você poderá exercer seu direito e evitar a multa e situação de irregularidade com o Tribunal Eleitoral.

Além disso, até o dia 04 de maio, é possível recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral para regularizar toda a documentação das eleições, especialmente para quem pretende fazer a primeira via do documento.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More