Quem recebe benefício do INSS por incapacidade pode trabalhar?
Quem recebe algum benefício do INSS e volta a trabalhar pode ter o pagamento suspenso automaticamente. Veja em quais condições.
Para evitar fraudes no pagamento de benefícios, como o auxílio doença tantos outros, o governo faz revisões nos pagamentos. Qualquer mudança na condição do beneficiário pode levar à perda do benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Leia mais: 14º salário do INSS vai ser pago em dezembro deste ano?
Por isso, quem recebe qualquer auxílio ligado à invalidez e logo depois volta a trabalhar, por exemplo, pode ter a aposentadoria suspensa pelo INSS. Afinal de contas, a informação de invalidez se torna um erro no cadastro de quem recebe o benefício.
Auxílio do INSS por incapacidade
O INSS conta hoje com duas formas de auxílio ligadas à incapacidade do trabalhador. Sendo o auxílio por incapacidade temporária e o auxílio acidente.
O primeiro é para quem, por algum motivo, teve uma doença que impossibilite o trabalho por determinado período. Ou seja, a pessoa fica temporariamente incapacitada de trabalhar. Portanto, precisa de um auxílio financeiro.
Já o auxílio acidente é, como o nome já diz, quando o trabalhador sofreu algum acidente ou teve alguma doença ligada ao trabalho que exerce. Dessa forma, existe uma limitação para voltar para o emprego.
Por isso, quem recebe esse tipo de auxílio precisa seguir as regras e confirmar a incapacidade por meio de laudos médicos e outros documentos que ajudem a comprovar a incapacidade.
Caso contrário, se mesmo recebendo o auxílio a pessoa volta para o mercado de trabalho, ela automaticamente perde o benefício pago pelo INSS.
Afinal de contas, o pagamento é uma maneira de compensar financeiramente o trabalhador que tenha qualquer redução de capacidade. Assim, esses auxílios do INSS ajudam a substituir a renda que o trabalhador só teria se estivesse trabalhando.
Assim, logo que a pessoa que recebe aposentadoria por invalidez voltar para alguma atividade remunerada, ele tem o benefício cancelado. Já o auxílio doença só vale pelo período da incapacidade comprovada. Por isso é tão importante passar pelas perícias do INSS. São elas que definem se a pessoa tem ou não o direito de continuar recebendo o auxílio.
Comentários estão fechados.