Veja quem tem direito ao Auxílio Inclusão

Benefício de R$ 606 tem como objetivo ajudar cidadãos com alguma deficiência.

Criado pelo Governo Federal, o Auxílio Inclusão é distribuído pelo Ministério da Cidadania e é destinado para brasileiros que possuem alguma deficiência e fazem (ou fizeram há pelo menos 5 anos) parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Através dele, o estado busca incentivar a independência financeira dos beneficiários. Porém, recentemente houve algumas mudanças, que fizeram surgir dúvidas sobre quem tem direito ao Auxílio Inclusão.

Leia mais: Veja quem pode ser excluído do Auxílio Brasil

Como funciona o Auxílio Inclusão?

Disposto na Portaria Dirben/INSS N 949, de 18 de novembro de 2021, o benefício prevê mais autonomia para pessoas com deficiência. Para isso, oferece um pagamento de meio salário-mínimo para os beneficiários, o que atualmente corresponde ao valor de R$ 606,00. Dessa forma, pessoas com algum tipo de deficiência são incentivadas a encontrar atividades remuneradas sem perder rendimento.

Quem tem direito ao benefício?

Qualquer cidadão que recebeu o BPC nos últimos 5 anos tem direito ao Auxílio Inclusão. Entretanto, também é exigido que atividades informais tenham sido a principal fonte de renda durante esse mesmo período, com um rendimento inferior ou igual a pelo menos dois salários-mínimos.

Além disso, é necessário atender os seguintes requisitos:

  • Ter um laudo médico que comprove a deficiência;
  • Ter uma inscrição atualizada no CadÚnico (Cadastro Único);
  • Ter renda mensal de até dois salários mínimos por pessoa;
  • Estar cadastrado no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) ou ligado à previdência social;
  • Não ter o nome em órgãos de proteção de crédito.

Caso preencha esses requisitos, é só pedir o auxílio através do site ou aplicativo do Meu INSS. Também é possível solicitar pela central de atendimento 135, com atendimento disponível de segunda à sábado.

Para fazer a solicitação pelo aplicativo, disponível para Android e iOS, é só fazer login na plataforma, procurar pela opção “novo pedido” e digitar o nome do serviço ou benefício que desejar requisitar. Depois, selecione a opção “serviço” ou “benefício” e preencha seus dados. Após seguir esses passos, seu perfil vai passar por uma análise que poderá ser acompanhada na seção “Consultar Pedidos”.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More