Saiba se existem alimentos processados que são bons para a saúde

Quando consumidos de forma segura e não constante, esses alimentos podem trazer benefícios para nosso corpo.

Será que é possível encontrar alimentos processados saudáveis? Essa é uma pergunta feita por muitas pessoas. A verdade é que a maioria das recomendações dietéticas são focadas em alimentos frescos. Entretanto, a oferta desse tipo de alimento não precisa ser de todo ruim. Isso porque existem alguns alimentos processados que podem ser incluídos em nossas dietas com segurança, sem comprometer a saúde. Ficou interessado? Confira neste artigo se alimentos processados podem ser benéficos para o organismo.

Leia mais: Confira quais são os alimentos para ajudar no controle dos hormônios femininos

Entenda mais sobre os alimentos processados

Antes de mais nada, é importante entender melhor sobre o que são os alimentos processados, e porque existem tantas dúvidas sobre se eles fazem mal ou não para nossa saúde. Podemos dizer que qualquer alimento que não seja fresco é, por definição, processado. Então, é o caso de todos aqueles que tiveram pela indústria uma transformação com relação ao seu estado inicial.

Agora, como parte dessa classificação, devemos distinguir os níveis de processamento e separá-los do que chamamos de alimentos ultraprocessados. É o caso daqueles feitos a partir de ingredientes pré-processados que não têm nenhuma semelhança com seu estado inicial e podem conter uma quantidade significativa de aditivos (como açúcares, sais ou gomas). Estes são os itens que não devemos incluir em nosso carrinho de compras. Por outro lado, podemos manter os primeiros em nossa dieta.

Alimentos processados que fazem bem para a saúde

Entre os processados que são benéficos para a saúde, estão as leguminosas secas, congeladas ou cozidas. Esta última, por exemplo, pode nos ajudar a ter uma alimentação mais saudável, não restringindo nosso consumo por falta de tempo. Frutas ou legumes que foram congelados ou enlatados são alimentos que também podem fazer bem para a saúde. Nesse sentido, os recipientes de espinafre congelado ou abacaxi natural, por exemplo, podem ser uma boa opção para incluir na dieta.

Para os amantes de chocolates, uma boa notícia: esse alimento pode ser incluído na dieta. No entanto, é preciso entender que quanto maior a porcentagem de cacau, melhor, visto que ele terá menos açúcar. Por fim, leites, iogurtes e kefir também podem ser consumidos com tranquilidade, contudo, devem ser mais naturais, com no máximo três ingredientes e sem adição de açúcares.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More