Quem tem direito ao novo auxílio de R$ 1.212?
Veja o que é necessário para receber esse benefício.
Recentemente, um novo Projeto de Lei está em processo de aprovação na Câmara dos Deputados. Basicamente, ele é resultado de uma série de outros programas que possuem o objetivo de reaquecer a economia e prover alguma renda para famílias em condições de vulnerabilidade. Portanto, nem todo mundo terá acesso ao benefício. Veja abaixo quem tem direito ao novo auxílio de R $ 1.212.
Leia mais: Confira o calendário de benefícios sociais para o mês de abril
Quem poderá receber o benefício?
Em geral, as pessoas que possuem direito ao benefício são aquelas cadastradas no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Portanto, esse direito se baseia principalmente em fatores sociais e econômicos.
Entre eles, é possível incluir qualidade de vida e renda do beneficiário. Além disso, é indispensável não ter vínculo familiar existente.
Dessa forma, o governo pretende tornar a vida dessas pessoas um pouco mais confortável, especialmente em um cenário de aumento inflacionário constante. Inclusive, por conta disso, é possível ter mais dinheiro circulando no país, o que pode ajudar a aquecer um pouco mais a economia.
Assim que a proposta for aprovada, todos os cidadãos entre 18 a 59 anos de idade, que possuem direito ao benefício, deverão receber o valor de um salário mínimo.
Esses R $1.212 serão distribuídos mensalmente durante um período de 6 meses. Além disso, caso a situação da pessoa não melhore após esse período, ele terá o direito de renovar o benefício.
É possível receber outros benefícios
Caso a situação do beneficiário seja muito grave, ele poderá ter acesso a outros benefícios, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), assegurado pelo Instituo Nacional do Seguro Nacional.
Já é possível solicitar o benefício?
Como o projeto ainda não foi aprovado, ainda não é possível fazer qualquer tipo de solicitação. Este é um processo que pode demorar um pouco, visto que após a aprovação na Câmara dos Deputados, ainda deverá passar pelo Senado e, em seguida, esperar pelo veto ou aprovação do presidente.
No final, é um recurso bem complexo, visto que pode alcançar diferentes cidadãos, como pessoas em situação de rua, idosos, e até mesmo adolescentes.
Comentários estão fechados.