Quer ganhar bem? Essas profissões serão as mais lucrativas nos próximos 5 anos

O Fórum Econômico Mundial destaca carreiras em alta e aquelas ameaçadas pela IA.

Um relatório recente do Fórum Econômico Mundial, divulgado em janeiro, traz projeções sobre as transformações no mercado de trabalho até 2030. As mudanças, impulsionadas pela tecnologia e pelas novas demandas, são variadas e impactantes.

É prevista a criação de 170 milhões de vagas, enquanto 92 milhões de empregos devem ser eliminados. No entanto, a questão é: quais áreas devem prosperar e quais estão em risco? Entender tais tendências é crucial para quem busca manter a relevância profissional.

Uma análise detalhada das previsões revela que o futuro do mercado de trabalho está intimamente ligado à tecnologia. Enquanto algumas carreiras se destacam, outras enfrentam ameaças significativas devido à automação e à inteligência artificial (IA).

IA ameaça a profissão de muitas pessoas em diferentes setores – Imagem: reprodução/Sergei Tokmakov/Pixabay

Áreas tecnológicas em destaque

Os desenvolvedores de software e aplicativos devem ver um crescimento de 57%. Já os especialistas em gestão de segurança podem esperar um aumento de 53%, seguidos por profissionais de armazenamento de dados, com uma alta projetada de 49%.

Os especialistas em veículos autônomos e elétricos, bem como os designers de interface de usuário (UI) e experiência do usuário (UX), estão projetados para ter um crescimento de 48%. Além disso, motoristas de serviços de entrega e especialistas em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) também têm perspectivas positivas.

Bancos globais podem cortar até 200 mil empregos nos próximos anos devido à IA. Profissões como caixas de banco e operadores de correio já mostram sinais de declínio, com reduções projetadas de 31% e 34%, respectivamente.

Empresas em adaptação

As empresas têm reestruturado suas equipes para incorporar soluções de IA. A Meta e a Salesforce estão entre as que lideram essa transformação. A transição, no entanto, pode resultar em deslocamentos significativos de trabalho.

Apesar das incertezas, algumas áreas prometem crescimento e estabilidade. A segurança cibernética, gestão de dados e energias renováveis são setores promissores. Os profissionais devem se preparar para as mudanças, com investimentos em requalificação contínua para se manterem competitivos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.