Radares de velocidade agora podem fiscalizar antes e depois do equipamento
Fique por dentro da nova tecnologia de radares que está sendo implementada nas grandes cidades para fiscalização de velocidade de veículos.
A tecnologia dos radares está em constante evolução, e recentemente uma nova ferramenta está sendo implementada nas grandes cidades do Brasil. Esse novo recurso é capaz de fiscalizar a velocidade dos veículos antes e depois de onde o equipamento está instalado, o que pode ser uma má notícia para os motoristas que costumam frear em cima dos radares e acelerar depois de passar por eles.
Veja também: Motorista usava dispositivo para esconder placa de carro, mas policiais acabam com farra
Radares com efeito Doppler
Os novos radares utilizam uma tecnologia baseada na detecção do efeito Doppler para aferir a velocidade dos veículos. Isso significa que é possível detectar a velocidade do veículo até 50 metros depois da passagem pelo aparelho, às vezes mais. Se durante a aceleração o veículo passar da velocidade permitida, pode haver a autuação. Com essa novidade, a fiscalização ganha mais eficiência, e os motoristas são orientados a respeitar os limites de velocidade.
Além disso, os novos radares estão mais completos, permitindo a detecção de diversas outras infrações de trânsito, como conversões irregulares, mudanças de faixa não permitidas, parada sobre a faixa de pedestres, passagem sob sinal vermelho e até mesmo o uso do celular pelo condutor.
Mais atenção nas regras de trânsito
É importante lembrar que muitos condutores desconhecem as regras de trânsito, como a proibição de cruzar as faixas contínuas pintadas sobre o pavimento, mesmo quando separam faixas de mesmo sentido. As faixas circulares servem para delimitar e organizar as conversões, fazendo com que o condutor faça a conversão dentro de uma determinada faixa, não devendo cruzar a linha se esta for contínua. Cruzar essas linhas contínuas configura infração e sujeita o condutor à autuação e multa, se for detectada pelos novos radares ou por agentes de trânsito.
Dito isso, a implementação dessa nova tecnologia de radares representa um avanço na fiscalização do trânsito, tornando-o mais eficiente e seguro. É fundamental que os motoristas respeitem os limites de velocidade e as regras de trânsito para evitar multas e garantir a segurança de todos.
Comentários estão fechados.