Radônio – Descoberta, Ocorrência e Características Químicas

O radônio (símbolo químico Rn, número atômico 86) é um gás nobre quimicamente inerte. Ele é altamente radioativo.

O radônio (símbolo químico Rn, número atômico 86) é um gás nobre quimicamente inerte. Ele é altamente radioativo. É formado pela desintegração do rádio e é um dos gases mais densos conhecidos. Em alguns lugares, ela se acumula em prédios, água potável e minas subterrâneas e cavernas.

Em concentrações significativas, é um perigo para a saúde, pois pode causar câncer. Pode, no entanto, ser usado em doses controladas para tratar o câncer por radioterapia. Além disso, as concentrações de radônio em riachos e rios podem servir para indicar o influxo de água subterrânea. Já as concentrações no solo podem ajudar a mapear falhas geológicas subsuperficiais.

Descoberta

Radônio (nomeado em homenagem ao rádio) foi descoberto em 1900 por Friedrich Ernst Dorn. Ele o chamou de ‘emanação de rádio’. William Ramsay e Robert Whytlaw-Gray isolaram-no em 1908 e deram-lhe o nome de ‘niton’ (da palavra latina nitens, que significa “brilhar”). Quando determinaram sua densidade, descobriram que era o gás mais pesado conhecido até então. Foi chamado de radônio desde 1923.

Ocorrência

A concentração de radônio na atmosfera da Terra é extremamente baixa. Este gás pode, no entanto, ser encontrado em concentrações significativas em algumas águas de nascentes e fontes termais. Por exemplo, as cidades de Misasa, Tottori, Japão e Bad Kreuznach, na Alemanha, têm nascentes ricas em rádio e que emitem radônio.

Em certas regiões, o radônio esgota naturalmente do solo. Muitas dessas regiões têm solos graníticos, mas nem todas as regiões graníticas são propensas a altas emissões de radônio. Dependendo de como as casas são construídas e ventiladas, o radônio pode se acumular nos porões das residências.

O radônio emitido do solo se acumula no ar se houver uma inversão meteorológica e pouco vento. Concentrações podem exceder as diretrizes legais por curtos períodos. Não está claro se quaisquer efeitos para a saúde seriam epidemiologicamente detectáveis.

Características notáveis

Na tabela periódica, o radônio está no fundo do grupo de gases nobres. Isto é, o grupo 18 (antigo grupo 8A ou grupo 0). Encontra-se no período seis, depois de ástato (At). Assim, é o gás nobre mais pesado e um dos gases mais pesados ​​à temperatura ambiente.

Em temperaturas e pressões normais, o radônio é incolor. É quimicamente inerte, mas todos os seus isótopos são radioativos. Quando resfriada abaixo de seu ponto de congelamento, produz uma fosforescência brilhante que fica amarela à medida que a temperatura é reduzida. Em seguida, fica laranja-avermelhada quando o ar se liquefaz.

As concentrações naturais de radônio na atmosfera da Terra são tão baixas que a água rica em radônio em contato com a atmosfera perde continuamente o gás por volatilização. Consequentemente, a água subterrânea tem uma maior concentração de Rn-222 do que a água superficial.

Da mesma forma, a zona saturada de um solo frequentemente tem um maior conteúdo de radônio do que a zona insaturada, como resultado de perdas difusionais para a atmosfera.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.