Ranking aponta MIT como a melhor universidade do mundo
Já é a 13ª vez seguida que o Massachusetts Institute of Technology atinge o topo dessa lista.
Em mais uma edição do QS World University Rankings, o Massachusetts Institute of Technology, o mundialmente famoso MIT, alcança o primeiro lugar pela 13ª vez seguida.
Tal classificação é considerada por muitos como a lista definitiva de melhores universidades do mundo, muito por causa da metodologia utilizada na seleção de universidades.
Além do “campeão” MIT, o ranking QS World University Rankings conta com diversas outras universidades renomadas, como Oxford, Harvard e o Imperial College de Londres.
Critérios utilizados
Como dito anteriormente, o QS World University Rankings é prestigiado por causa da sua metodologia de seleção e posicionamento de universidades em uma lista que sai anualmente.
Assim como em todos os outros anos, este ano o levantamento foi feito com base em nove competências/indicadores específicos:
-
Reputação acadêmica;
-
Reputação entre empregadores;
-
Proporção docente-aluno;
-
Citações por corpo docente;
-
Proporção de professores internacionais;
-
Proporção de estudantes internacionais;
-
Rede internacional de pesquisa;
-
Resultados de empregabilidade;
-
Sustentabilidade.
Cada um desses indicadores tem um percentual de importância, em valores que vão de 30% a 5%, conforme a competência analisada. A nota de cada universidade é a média obtida através do cálculo desses percentuais.
No mais, vale destacar que cada indicador representa a situação de um aspecto vital para as universidades. Ou seja, sua análise é fundamental.
Ir para o MIT é um sonho para milhares de jovens norte-americanos e de outros países – Imagem: Wikimedia Commons/reprodução
O ranking
Agora, confira o top 10 do ranking das melhores universidades do mundo em 2024, feito pela QS World University Rankings:
-
Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos;
-
Imperial College London, Reino Unido;
-
University of Oxford, Reino Unido;
-
Harvard University, Estados Unidos;
-
University of Cambridge, Reino Unido;
-
Stanford University, Estados Unidos;
-
ETH Zurich, Suíça;
-
National University of Singapore, Singapura;
-
University College London, Reino Unido;
-
California Institute of Technology (Caltech), Estados Unidos.
Apesar de não aparecer no top 10, o Brasil está presente na lista mais extensa do QS World University Rankings, com a Universidade de São Paulo (USP) entre as 100 melhores do planeta.
O posicionamento da USP é significativo, uma vez que apenas nesse levantamento são analisadas 1500 universidades.
Comentários estão fechados.