Servidores públicos DESTE estado terão reajuste de até 25%
Tocantins e mais alguns estados já anunciaram o reajuste de salários para quem atua no serviço público.
Como consequência da pandemia, os salários dos servidores públicos de todos os estados brasileiros foram congelados, e estavam assim desde então. Porém, finalmente em 2022, o debate volta à tona com ainda mais força. Por isso, nesta semana foi anunciado um reajuste para servidores públicos do Tocantins e de mais alguns estados.
Para saber mais sobre a medida, confira o artigo na íntegra!
Leia mais: Entenda se vale a pena antecipar o 14o salário do INSS.
Saiba mais sobre o reajuste salarial no estado do Tocantins
Neste estado, o Governo reajustou a tabela de diárias dos seus servidores públicos do Executivo Estadual em até 25%, através do decreto nº 6.468/2022, no Diário Oficial do Estado.
Conforme a nova tabela, o maior reajuste será o de 25%, o qual contempla os servidores de níveis fundamental e médio, cujos serviços são de cunho operacional, como por exemplo os motoristas, técnicos de enfermagem, entre outros.
Os servidores de nível superior também terão reajuste. Portanto, cargos como gerentes, engenheiros, enfermeiros e demais categorias similares receberão um aumento de 20% na tabela de diárias.
O Governo do Tocantins tem buscado estabelecer o constante diálogo, além de colocar em prática ações que busquem estar em consonância com os servidores públicos. Neste caso, encontra-se o exemplo do pagamento das datas-base e progressões, assim como dos seus retroativos, além da jornada laboral de 6 horas.
Através desse reajuste, o Governo do Tocantins busca beneficiar justamente os servidores que recebem os menores salários. Essa ação faz parte de um estudo com base no impacto recebido em cada pasta.
Sobre outros estados
Apesar desta não ser uma medida de nível federal, outros estados já anunciaram que irão realizar o reajuste salarial de seus servidores públicos. Totalizam 15 estados, incluindo o Distrito Federal, que já aprovaram o aumento no funcionalismo. São eles:
- Amazônia;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Maranhão;
- Mato Grosso do Sul;
- Mato Grosso;
- Paraíba;
- Paraná;
- Piauí;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- Santa Catarina;
- e o estado mencionado anteriormente, Tocantins.
Comentários estão fechados.