Primeiro dia de entrega do IR supera 1 milhão de declarações, revela Receita Federal

Comparado ao ano de 2022, o número de entregas no primeiro dia deste ano é equivalente à entrega de 10 dias do ano anterior.

As declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) deste ano começaram na última quarta-feira, 15, e atinge um nível superior ao ano de 2022.

De acordo com a Receita Federal, foram entregues 1.050.023 declarações no primeiro dia, o equivalente a dez vezes mais comparado ao número de declarações no primeiro dia de 2022. Ano passado, foram 130.099 declarações entregues à Receita no primeiro dia.

Para este ano, também, é esperado que o número de entregas até o último dia seja superior às entregas de 2022.

Declaração do imposto de renda atinge recorde no primeiro dia

A Receita garantiu que esse ano as entregas fossem estendidas até o dia 31 de maio, tendo início às 9h do dia 15 de março.

Afirmaram que esta mudança foi indispensável para garantir que todos os contribuintes pudessem entregar as declarações, ter acesso à declaração pré-preenchida e ao prazo de duas semanas que as instituições enviam o documento.

A expectativa da Receita Federal é receber até 39,5 milhões de declarações em 2023, o que também garante um novo recorde comparado ao ano passado. Em 2022, o Fisco contabilizou 36.322.912 de declarações recebidas.

Até o ano passado, o prazo era de um pouco mais de 1 mês, tendo início no primeiro dia útil de março e terminando no último dia útil do mês de abril. A Receita garante que o início no meio do mês de março proporcionou que a demanda de entrega fosse maior no primeiro dia.

Pix e declaração pré-preenchida

Neste ano, a novidade para garantir prioridade na restituição é adicionar o Pix e usar a declaração pré-preenchida.

No campo de pagamento da restituição, o contribuinte precisa cadastrar a chave Pix com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em vez de selecionar a conta-corrente e agência bancária.

Quem possui nível prata ou ouro no Gov.br pode acessar a declaração pré-preenchida diretamente no site. A declaração auxilia o contribuinte a não cair na malha fina e diminui as chances de erros.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.