Recomendações que vão melhorar a qualidade do sono
Especialistas afirmam que ter um horário para dormir e praticar certos hábitos ajudam a ter uma boa noite de sono.
Para dormir bem, alguns hábitos básicos são necessários, como praticar atividade física durante o dia e comer alimentos leves para ajudar na digestão. Além disso, não descansar bem e durante o tempo ideal pode afetar a saúde mental, pois privar nosso corpo de sono por longos períodos aumenta a probabilidade de ficarmos de mau humor ou mais irritáveis. Por isso, confira a seguir algumas recomendações para melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais: Evite esses alimentos e a insônia pode deixar de ser um problema para você
Horário para dormir bem
De acordo com especialistas, ir para a cama entre 22h e 23h é o melhor horário para aproveitar o sono. Existem vários estudos que mostram que pegar no sono durante esse período é bom para o coração e protege contra doenças cardíacas, portanto, descansar em horários designados é essencial.
Além disso, esses horários também fazem com que o cérebro comece a produzir melatonina, que é exatamente o que precisamos para começar a descansar. Por esse motivo também, o intervalo de 22h às 23h é o mais indicado.
Sendo assim, ainda existem alguns truques que devem ser considerados na hora de descansar para vencer a batalha da insônia, em vez de dizer primeiro qual é o melhor momento para adormecer.
Dicas para dormir melhor
- Administrar as horas de sono;
- Jantar comidas mais leves e saudáveis à noite;
- Evitar bebidas com teor energético à noite;
- Realizar exercícios físicos diários;
- Evitar o uso do celular na hora do sono;
- Beber chás que estimulam o sono.
Por exemplo: Chá de camomila
O chá de camomila é muito usado com o intuito de causar sonolência e calmaria, por isso é indicado em situações estressantes ou de insônia. De acordo com alguns estudos científicos, esta planta realmente parece ser muito eficaz na indução do sono, pois demonstrou ter um efeito calmante.
Ainda que a ciência exata dessa ação seja desconhecida, acredita-se que a camomila atue nos receptores de benzodiazepínicos, reduzindo assim os efeitos do sistema nervoso. Além disso, o vapor liberado pelo chá de camomila quando inalado também demonstrou diminuir os níveis de estresse. Veja como fazer:
Ingredientes
- Flores frescas de camomila;
- 250ml de água.
Modo de preparo
- Primeiro, limpe as flores com água e seque com uma folha de papel toalha;
- Em seguida, coloque as flores na água já fervida e deixe infusionar por, aproximadamente, 10 minutos;
- Por fim, coe as flores e deixe esfriar um pouco, depois está pronto para beber!
Comentários estão fechados.