Vilão ou mocinho: Refrigerante diet faz mal à saúde?

Os produtos diet são tidos como alimentos para fins especiais. Será que os refrigerantes desse tipo são benéficos para a saúde?

Você deixou de comprar o refrigerante tradicional para consumir o refrigerante diet e acredita que assim está sendo mais saudável? Entenda agora se esse pensamento realmente tem fundamento. Afinal, existem muitos mitos em torno da alimentação e muitas vezes os consumidores adquirem hábitos que não são saudáveis, mas acreditam ser. Acompanhe a leitura e saiba se o refrigerante diet faz mal à saúde.

Leia mais: Diabetes: Esses sintomas nos pés podem indicar problemas

O que vem a ser um alimento diet?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os alimentos diet referem-se a alimentos para fins especiais e são indicados para dietas com restrição de determinados nutrientes, seja para controle do peso ou de condições de saúde específicas.

É importante mencionar que para um alimento ser diet ele não precisa necessariamente ser isento de açúcar. Do mesmo modo, a versão diet de um alimento não é, em via de regra, menos calórica do que sua versão original.

Para ser considerado diet, o alimento deve conter, no máximo, 0,5g do nutriente que foi retirado em 100g do produto. Isso vale para açúcares, proteínas, gorduras, sódio, entre outros nutrientes. Mas e os refrigerantes, especificamente? Confira a seguir se são alimentos saudáveis ou não.

Refrigerante diet

Em geral, os refrigerantes diet são aqueles cujo teor de açúcar foi retirado e substituído por adoçantes dietéticos e/ou aditivos químicos. Existem alguns adoçantes associados ao surgimento de doenças como o câncer e por esse motivo não são recomendados.

Alguns tipos de adoçante, como o ciclamato de sódio, por exemplo, não devem ser consumidos por pessoas com problemas de pressão arterial ou doença renal, devido ao elevador teor de sódio, que favorece a piora dessas condições de saúde.

Refrigerante diet pode afetar a saúde intestinal

Refrigerantes diet podem alterar o funcionamento intestinal devido a mudanças na microbiota. Isto é, no perfil de bactérias que habitam o intestino e são responsáveis por uma série de mecanismos no organismo.

Cárie dentária

Esse tipo de refrigerante também pode provocar cáries, pois assim como o refrigerante tradicional, a versão diet está associada à erosão dentária por causa do seu nível de pH ácido. Isso acontece devido a adição de ácidos no produto, como ácido málico, fosfórico ou cítrico, que são utilizados para dar sabor.

Portanto, se você deseja reduzir o consumo de açúcar ou reduzir o peso corporal, o melhor a ser feito é buscar acompanhamento nutricional para realizar os ajustes necessários e manter uma dieta equilibrada, sem restrições excessivas e sem trocar alimentos que já não são saudáveis (como o refrigerante) por versões ainda mais prejudiciais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.