Tudo que você precisa saber sobre as regras da aposentadoria em 2023

Veja quais serão as novidades nos requisitos para conseguir o benefício no próximo ano.

Depois de uma vida inteira de muito trabalho, finalmente chega aquele momento de solicitar a aposentadoria para desfrutar de um merecido descanso. Confira agora quais serão as regras da aposentadoria em 2023, que vão entrar em vigor de acordo com as alterações previstas na Reforma da Previdência de 2019. Se você pretende se aposentar nos próximos anos, continue a leitura e saiba o que não pode deixar de cumprir para conseguir o benefício.

Leia mais: Vale-Gás: confira o passo a passo para ter acesso ao benefício

Novas regras para conseguir a aposentadoria em 2023

Com a Reforma da Previdência, milhares de brasileiros que estavam bem perto de solicitar sua aposentadoria tiveram que refazer seus planos, pois as regras foram alteradas, sobretudo no que se refere à idade mínima para fazer o pedido. Portanto, confira como ficaram as regras para cada modalidade de aposentadoria.

Aposentadoria mediante tempo de contribuição

Primeiramente, é preciso lembrar que a Reforma da Previdência deu fim à aposentadoria por tempo de contribuição. Dessa forma, atualmente os segurados que pretendiam se aposentar pelas normas antigas deverão seguir a regra de idade mínima.

Diante disso, para solicitar a aposentadoria conforme esta regra, será necessário atender aos seguintes critérios em 2023: homens deverão ter pelo menos 63 anos de idade e 35 anos de contribuição na Previdência Social, enquanto mulheres deverão ter pelo menos 58 anos de idade e 30 de contribuição.

Aposentadoria segundo a regra por pontos

Nesse caso, homens e mulheres precisam atingir uma determinada pontuação, que será o resultado da soma da idade com o tempo de contribuição. Desse modo, a cada ano o número de pontos necessários aumenta. Sendo assim, para se aposentar por essa modalidade em 2023, será preciso atender aos seguintes requisitos:

  • No caso de homens: o somatório da idade com o tempo de contribuição deverá totalizar 100 pontos, além de possuir pelo menos 35 anos de contribuição junto à Previdência;
  • No caso das mulheres: o somatório da idade com o tempo de contribuição deverá totalizar 90 pontos, além disso é necessário possuir no mínimo 30 anos de recolhimento junto à Previdência.

Aposentadoria de acordo com a idade

Na aposentadoria por idade, neste ano de 2022, a mulher precisa ter 61 anos e seis meses para conseguir o benefício, enquanto que em 2023 essa idade passará para 62 anos. Por outro lado, para os homens permanecem os 65 anos de idade mínima. Além disso, em ambos os sexos, é necessário ter contribuído por no mínimo 15 anos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More