Estudo aponta que apenas 8 horas semanais de trabalho seriam suficientes

Estudo aponta que este é o período ideal para proporcionar bem estar psicológico e aumentar a produtividade.

As jornadas de trabalho já chegaram a mais de 12 horas diárias, porém, após muita luta, com a consolidação das leis do trabalho, ficou estabelecido o regime de 8 horas por dia. Contudo, um estudo apontou que, na verdade, seriam necessárias apenas 8 horas de trabalho por semana para garantir a produtividade e bem estar. Saiba mais a seguir.

Leia mais: Como obter o LinkedIn Premium sem pagar nada

Você já pensou em ter apenas 8 horas de trabalho por semana?

Quantas horas você trabalha por dia? Caso siga a lei trabalhista brasileira, você só deve encerrar suas atividades após 8 horas diárias de serviço. Por outro lado, se você faz parte do time daqueles que se desdobram para dar conta de diversas demandas, deve extrapolar facilmente as 40 horas semanais.

Qualquer que seja o seu caso, certamente o tempo trabalhado está bem acima do que os cientistas identificaram como o ideal em se tratando de satisfação, produtividade e saúde mental.

O estudo

Pesquisadores da Universidade Cambridge, no Reino Unido, utilizaram dados do levantamento intitulado UK Household Longitudinal Study, que foi feito com mais de 71 mil pessoas entre 16 e 64 anos, e verificaram que o tempo ideal de trabalho deveria ser de apenas 8 horas semanais – isso mesmo que você leu, semanais.

De acordo com os pesquisadores, esse seria o montante de horas suficiente para aumentar o bem-estar mental dos trabalhadores, e consequentemente resultaria em entregas melhores para as empresas, pois haveria maior produtividade.

Os pesquisadores investigaram como as mudanças na quantidade de horas trabalhadas influenciaram a saúde mental no decorrer do tempo e questionaram se o bem-estar das pessoas melhorou. Resumidamente, após oito horas, o bem-estar se manteve estável e trabalhar mais não o elevou em quantidade significativa.

Isso significa que existe espaço para que a duração da jornada de trabalho seja repensada. Nesse sentido, saiba que na Espanha, por exemplo, já há um experimento para criar finais de semana com duração de 3 dias.

Questionamentos para o futuro

Tendo em vista essas descobertas, será que é possível ser produtivo em um modelo de trabalho como esse, no qual haveria menos horas trabalhadas? Além disso, seria possível alcançar o equilíbrio entre o trabalho presencial e remoto? São questões para serem respondidas em um futuro não muito distante.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More