Regras do Fies serão atualizadas em 2024; veja o que muda

Entre as mudanças, haverá acolhimento de um número maior de estudantes de baixa renda.

Criado em 1999, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) se tornou uma das mais importantes linhas de financiamento para estudantes de baixa renda que desejam acessar o ensino superior privado no Brasil.

Para acessar o programa, os candidatos precisam utilizar a nota do Enem para comprovar que são oriundos de uma família de baixa renda, o que pode ser feito mediante a apresentação de cadastro do CadÚnico, por exemplo.

Hoje em dia, milhares de pessoas são beneficiadas por essa iniciativa, que basicamente cobre os custos da faculdade, dando fôlego ao contemplado para quitar esses gastos posteriormente.

Dentre os beneficiados existem estudantes e, é claro, profissionais que cursaram faculdade nos últimos 20 anos e, na época dos estudos, recorreram ao Fies para realizar o sonho da graduação.

Como noticiamos em algumas matérias aqui do Escola Educação, em 2024, o Fies passou por algumas reformulações e melhoramentos.

De acordo com o governo, por meio do Ministério da Educação e outros órgãos competentes que respondem pelo fundo, essas mudanças visam melhorar o funcionamento do Fies e facilitar o acesso de ainda mais estudantes aos recursos destinados.

Em 2024, Fies passará por mudanças: fique por dentro de tudo – Imagem: reprodução

O que mudou no Fies em 2024?

A primeira grande mudança feita no Fies para este ano foi a desburocratização de grande parte dos processos de acesso ao fundo, sobretudo o aditamento e a renovação de contratos.

Agora, os estudantes podem fazer esse processo totalmente pela internet, por meio do aplicativo ou site oficiais do Fies.

O processo é bastante simples, mas caso o estudante tenha alguma dúvida, pode tirá-las também sem sair de casa, por meio dos canais da Caixa Econômica Federal ou do Ministério da Educação, além dos próprios canais digitais do Fies, é claro.

Vale destacar também que o período atual para renovação de contratos com o FIES começou no último dia 20 de abril e vai até 31 de maio. Se você tem contrato e deseja renová-lo, é bom correr!

Fies Social

A grande novidade do Fies para 2024 foi a criação do Fies Social, uma modalidade ainda mais profunda e inclusiva desse modelo de financiamento estudantil.

Em resumo, o Fies Social facilita a entrada de estudantes de baixa renda que vêm de famílias com até meio salário mínimo de renda per capita.

Entretanto, o que realmente chama a atenção é que, com essa modalidade, os estudantes podem ter 100% de suas mensalidades pagas pelo financiamento, possibilidade que até então estava suspensa.

Essas boas mudanças no Fies tornam o Fundo de Financiamento Estudantil ainda mais inclusivo e abrangente, oferecendo a milhares de estudantes carentes a oportunidade de acessar o ensino superior e seguir seus sonhos profissionais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.