Requisitos básicos para conseguir boas oportunidades de emprego

Segundo o autor do livro "Seja egoísta com sua carreira", os três pontos principais para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho são: currículo, narrativa e networking.

O escritor Luciano Santos lançou no dia 17 de fevereiro seu novo livro que fala sobre carreiras profissionais. Com o título “Seja egoísta com sua carreira – Descubra como colocar você em primeiro lugar em sua jornada profissional e alcance seus objetivos pessoais”, o livro aborda as percepções do autor, que é também executivo de vendas do Facebook e mentor de carreiras.

Dois aspectos são levantados por ele: o primeiro pressupõe que boa parte dos profissionais não estão felizes com o seu trabalho, e o segundo, que eles poderiam evitar esse sentimento, caso estivessem bem orientados. Com essa visão, o autor do livro cria subsídios para que os profissionais tenham conhecimento do que buscam e almejam para suas carreiras e como irão alcançar os seus objetivos.

O que se percebe é que muitas pessoas procuram orientação para conseguir bons empregos e colocações no mercado de trabalho, para assim, se prepararem e se qualificarem para a vaga almejada. Através de seu vasto conhecimento, ao longo de sua jornada profissional e de suas vivências com outros colegas, Luciano considera três pontos importantes para arrumar uma boa colocação no mercado de trabalho: Currículo, narrativa e networking.

Currículo

Com relação ao currículo, ele propõe que o documento tenha um formato simples e objetivo, com um conteúdo tradicional, colocando as experiências mais recentes e priorizando o conteúdo e a trajetória. Além disso, o mentor dá uma dica de usar o perfil do LinkedIn como currículo, pois assim temos um bom espaço para colocar informações importantes.

Uma coisa que nunca pode ser esquecida é colocar as principais experiências profissionais, bem como não omitir informações que podem ser relevantes. Segundo ele, o currículo tem que relatar o que somos e o que fizemos, não somente o que queremos ou buscamos.

Narrativa

Outro aspecto de muita relevância é a narrativa, ou seja, ter a habilidade de contar a sua trajetória e a sua vida em uma entrevista de seleção profissional em uma narração com coesão. Durante a entrevista, temos que ter a capacidade de construir uma narrativa pessoal valorizando as experiências que foram ricas para o nosso crescimento profissional.

Para isso, é preciso valorizar as conquistas que você obteve ao longo de sua jornada, falando sobre as dificuldades encontradas de maneira positiva, salientando tudo que foi aprendido nessa vivência. Assim, é possível tornar a narrativa mais interessante, na qual nosso tempo e nossas energias resultaram em ensinamentos que foram imprescindíveis para a história profissional.

Networking

Outro dispositivo potente para conseguir uma boa oportunidade profissional é o networking. Ele faz com que conheçamos pessoas da nossa área, o que ajuda a ter acesso a outras oportunidades ao longo da carreira. Assim, o networking é um processo construído durante toda a sua trajetória, sem pressa, criando ligações profissionais com clientes, eventos e até mesmo outros profissionais que encontramos no caminho. Sendo assim, quanto mais cedo as pessoas começam a construção do seu networking, melhores serão as chances de obter uma boa colocação no mercado do trabalho.

Outra questão relevante é não ter pressa para alcançar a vaga. Às vezes, as oportunidades vem a longo prazo, então é preciso ser paciente e perseverante para que, quando a oportunidade chegar, ela possa ser sua. O autor conclui ressaltando que o LinkedIn vem se mostrando uma boa opção, porém, nada substitui a vida real, já que estamos falando de networking.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More