Respiração branquial

Vamos conhecer melhor a respiração utilizada pelos animais aquáticos?

0

A respiração é um processo de trocas gasosas entre o indivíduo e o meio ambiente, seja ele terrestre ou aquático.

Em cada ambiente é necessário que os animais tenham estruturas ou células especializadas para que a respiração ocorra normalmente.

No ambiente aquático, as estruturas especializadas para respiração são chamadas de brânquias.

O que é respiração branquial?

A respiração branquial são as trocas gasosas realizadas entre o meio aquático e os animais que lá vivem através das brânquias.

Esse é o tipo de respiração utilizado pelos peixes, crustáceos e também por alguns moluscos e anelídeos.

Estrutura das brânquias

As brânquias, que também podem ser chamadas de guelras, estão localizadas dos dois lados da cabeça dos animais.

Elas são formadas por dobras altamente vascularizadas na superfície epitelial. São através delas que ocorrem as trocas gasosas entre o animal e a água.

Respiração branquial - estrutura das brânquias
Respiração branquial – Estrutura das brânquias.

Como ocorre a respiração branquial?

Na respiração branquial, não é necessário que os animais retirem a cabeça de dentro da água para buscar oxigênio. Todo o oxigênio utilizado por eles está dissolvido na água.

A água entra no corpo do animal pela boca, passa pela faringe e banha as brânquias. Esse fluxo é unidirecional, ou seja, a água apenas sai da faringe para as brânquias, não retornando para dentro do corpo do animal por essa via.

As brânquias são muito vascularizadas. Quando o fluxo de água passa por elas, ocorre a troca de oxigênio presente na água pelo gás carbônico do sangue do animal.

Respiração branquial
Respiração branquial

Curiosidades

Se um peixe for retirado da água, o fluxo de oxigênio será interrompido e ele não conseguirá respirar. Isso também acontece porque as brânquias são estruturas membranáceas que em contato com o ar podem ressecar e grudar uma dobra na outra.

É por isso que quando os peixes serão utilizados na alimentação, o recomendado é sempre verificar se as brânquias apresentam coloração vermelho sangue e se estão úmidas. Esse é um ótimo indicativo que o peixe está fresco.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.