Respiração cutânea

Você sabia que alguns animais usam a própria pele para respirar? Continue lendo para conhecer melhor a respiração cutânea.

A respiração é um processo fundamental para a vida dos animais, no entanto, nem todos possuem órgãos especializados em realizar trocas gasosas.

A respiração cutânea ocorre em animais que não possuem estruturas especializadas, vamos conhecê-la?

O que é respiração cutânea?

A respiração cutânea, também chamada de respiração tegumentar, é o mecanismo de trocas gasosas que ocorre através da superfície corporal de um animal e o meio ambiente em que ele se encontra.

Os animais que apresentam esse tipo de respiração não possuem nenhum órgão ou estrutura especializada em trocas gasosas. Além disso, geralmente, eles vivem em ambientes muito úmidos.

Os poríferos, cnidários, nematódeos, platelmintos, além de alguns anelídeos e anfíbios apresentam respiração cutânea.

Como ocorre a respiração cutânea?

A pele ou tegumento dos animais que apresentam respiração cutânea na maioria das vezes é fina e muito vascularizada. Esses vasos são os responsáveis por realizar as trocas gasosas.

Como nos outros tipos de respiração, o mecanismo acontece através da difusão de gases. O oxigênio passa do meio ambiente para o corpo do animal e, em contrapartida, de gás carbônico do sangue do animal para o ambiente.

Esse processo ocorre através da pele do animal e, por isso, esse tipo de respiração é mais eficiente em animais de pequeno porte. Os animais de grande porte necessitam de uma quantidade de oxigênio muito maior, somente a absorção pela pele não seria suficiente.

Respiração cutânea
Respiração cutânea

Tipos de respiração cutânea

  • Respiração cutânea direta: os gases se propagam no corpo do animal sem a presença de sistema circulatório. Esse tipo é característico dos platelmintos.
  • Respiração cutânea indireta: as trocas gasosas acontecem com a presença do sistema circulatório logo abaixo da pele desses animais.

Anfíbios e a respiração cutânea

Os anfíbios fazem respiração cutânea durante todo seu ciclo de vida. No entanto, na vida adulta eles também possuem pulmões e fazem respiração pulmonar.

Portanto, em indivíduos adultos de anfíbios, a respiração cutânea é apenas complementar a respiração pulmonar, que é o tipo principal de respiração desses animais.

Respiração cutânea - anfíbios utilizam esse tipo de respiração apenas de forma complementar a respiração pulmonar.
Respiração cutânea – Anfíbios utilizam esse tipo de respiração apenas de forma complementar a respiração pulmonar.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More