Restituição por PIX é a novidade do Imposto de Renda

Receita Federal afirma que o novo método de pagamento facilitará as restituições do imposto.

O PIX é uma nova ferramenta de pagamento que facilitou e barateou as transferências bancárias. Desta forma, essa modalidade vem sendo amplamente utilizada pela população brasileira. Tendo isso em vista, a Receita Federal implementou o pagamento da restituição pelo PIX. Essa medida deve facilitar os pagamentos e diminuir o número de erros nos depósitos. Continue lendo para entender.

Veja também: Pix se tornará maior forma de pagamento no Brasil, enquanto outros métodos devem sumir

Restituição do Imposto de Renda

O que ocorre normalmente é o desconto do Imposto de Renda (IR) ser feito diretamente no salário, mas o abatimento das deduções deste imposto não ocorrem neste momento. Essas deduções são como benefícios, pois determinam algumas condições para a redução do imposto, ou seja, o valor a ser pago em determinados casos é menor que a porcentagem padrão do IR.

Com isso, o que acontece nesses casos é que, com o imposto retido na fonte, o cidadão acaba pagando mais do que deveria. Caso isso ocorra, você tem direito à restituição do Imposto de Renda, isto é, o valor pago a mais do que o devido será devolvido. Alguns exemplos dos tipos de dedução são os gastos com saúde, doações e custos com pessoas dependentes de você financeiramente.

Entretanto, para ter essa restituição, os gastos e o pagamento excedido devem ser declarados e comprovados. Para saber se você tem algum valor para receber em restituição, basta acessar a plataforma da Receita Federal informando seu CPF.

Novidade na restituição do IR: o PIX

No ano de 2022, a Receita Federal lançou uma novidade: o pagamento da restituição do IR será feita pelo PIX. O objetivo dessa implementação é facilitar o procedimento, pois não serão mais necessárias as informações de agência e conta, que muitas vezes podem estar incorretas e gerar problemas no pagamento. Para receber sua restituição dessa forma, basta cadastrar sua chave PIX de CPF. Isso porque outros tipos de chaves, como e-mail ou celular, não serão aceitas.

Mas não se preocupe, pois cadastrar a chave de CPF é simples. Basta acessar o aplicativo do seu banco e adicionar uma nova chave PIX.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.