Tirar o carregador da tomada antes de completar 100% prejudica o celular?
Entender como funciona o carregamento do seu celular é fundamental para aumentar a vida útil do aparelho.
O funcionamento da bateria do celular é uma das funções que continua gerando dúvidas nos usuários. Uma das principais delas se refere à ação de retirar o carregador do celular antes do aparelho confirmar a carga total. Afinal, essa é uma ação muito comum, que ocorre tanto pela pressa na hora de sair de casa ou por uma necessidade emergencial de usar o aparelho. Por isso, descubra nesse artigo se existe algum problema em tirar o carregador do celular antes de atingir a carga total.
Leia mais: Aprenda a limpar a tela do seu celular corretamente
Tirar o carregador do celular antes da carga ficar completa pode ser prejudicial para o aparelho?
Na realidade, o grande questionamento das pessoas em relação à problemática de retirar o carregador do celular antes da hora é se isso pode vir a comprometer a eficácia do carregamento no futuro. Dessa forma, seria como se o smartphone não conseguisse carregar por completo novamente. Por isso, finalmente vamos responder a essa pergunta: então, é um problema retirar o telefone do carregador antes da hora?
Mito ou verdade?
Mito! Em primeiro lugar, vale ressaltar que a atual geração de telefones celulares utiliza baterias de lítio e sua vida útil é medida em ciclos. Com isso, podemos dizer que a vida útil de uma bateria é calculada a partir de sua carga completa, que corresponde a um ciclo. Como resultado, uma carga de 50% gasta meio ciclo, 25% usaria ¼ do ciclo, e assim por diante.
Por isso, podemos dizer que não há motivo para se preocupar em “viciar” a bateria, visto que isso é coisa do passado. Hoje, retirar o carregador do telefone antes do tempo não danificará a bateria. Embora isso pudesse ser verdade para dispositivos mais antigos, os atuais não sofrem mais com esse problema. No entanto, isso não quer dizer que alguns cuidados ainda não precisem ser tomados para aumentar a durabilidade do seu aparelho.
Comentários estão fechados.