Revisão de texto – O que é, como e quando fazer

Revisão de texto é essencial no processo da escrita. Ela corrige os desvios ortográficos, gramaticais e semânticos das produções textuais. Confira!

0

Revisão de texto é essencial no processo da escrita. Ela possibilita que os desvios ortográficos, gramaticais e semânticos sejam corrigidos com o intuito de garantir a qualidade estrutural e argumentativa das produções textuais.

A revisão é considerada por muitos profissionais da linguagem uma etapa que exige minúcia e amplo conhecimento da gramática normativa e das tipologias e gêneros textuais.

Considerando estes fatores, exploraremos sobre a revisão textual e seus métodos.

Revisão de texto – O que é?

A revisão de texto é a última parte do processo de escrita.

Esta etapa tende a frisar os erros de ortografia, que são desvios na grafia das palavras e destaca também os erros gramaticais, ou seja, frisa o uso incorreto de expressões.

No tocante aos desvios ortográficos, é frequente muitas pessoas registrarem, por exemplo, com z palavras que são grafadas com s. Ou confundirem o uso de x com ch, ss com s, do l com lh, etc.

Os erros ortográficos também perpassam pelo mau uso da acentuação das palavras. Geralmente, os revisores encontram muitas palavras acentuadas de forma errada ou sem acentos.

Com relação aos equívocos gramaticais, é comum haver períodos longos e truncados, mau uso dos “porquês”, confusão na inserção dos conectivos e advérbios e conjugação verbal flexionada erradamente.

Revisão de texto – Como fazer?

Para uma boa revisão é imprescindível identificar os desvios apontados acima, visto que eles tiram a fluidez argumentativa de qualquer texto.

Depois, atentar-se ao uso dos conectivos intra e interparágrafos, estes elementos são fundamentais para a formação de um texto lógico e coerente.

Em seguida, analisar se há legibilidade e clareza. Tente responder a si mesmo: “Este texto consegue passar a mensagem de forma clara às pessoas que o leem?”.

E, por último, revise estes pontos quantas vezes achar necessário. Se caso estiver em dúvida, estude melhor as técnicas de correção.

Revisão de texto – Quando fazer?

Para fazer revisão textual profissionalmente sugerimos que faça Jornalismo ou Letras. Estes dois cursos preparam os discentes para trabalhar com a comunicação e linguagem.

Enquanto isso, estude bem a semântica e a sintaxe da língua portuguesa. O domínio destas duas áreas são fundamentais.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.