Consumir café é um risco para pessoas hipertensas

Enquanto traz benefícios para uns, o consumo do café traz riscos para outros.

Bastante consumido no mundo todo, o café é uma das bebidas mais famosas e adoradas do planeta. Embora traga diversos benefícios como redução de doenças crônicas e estímulo na realização de atividades físicas, ele é algoz para pessoas com pressão alta. Porém, poucas divulgações são feitas e, por isso, muitos não têm acesso a essa informação. Então, confira os riscos do café para os hipertensos.

A relação entre café e hipertensos

Consumir café diariamente é um hábito de bilhões de pessoas, entretanto, se o consumo não é moderado, complicações podem aparecer, principalmente para pessoas hipertensas. A relação foi estabelecida por estudos recentes que apontam um alto índice de mortes por doenças cardiovasculares devido ao consumo exagerado da bebida entre indivíduos pertencentes a este grupo.

Embora o café seja benéfico para pessoas que não apresentam problemas de saúde, funcionando, inclusive, como preventor de doenças cardíacas, foi constatado que isso está relacionado com o nível de pressão arterial de quem o consome. Portanto, pacientes acometidos com hipertensão grave (grau 2 e 3) não estão sujeitos aos benefícios do café.

Com o intuito de estudar a relação entre o café e a pressão arterial, o professor aposentado da Universidade de Osaka (Japão), Hiroyasu Iso, conduziu um estudo que trouxe resultados significativos. Através de dados coletados de um grupo composto por 18.609 pessoas entre 40 e 79 anos de idade, sendo 12.035 mulheres e 6.574 homens, observou-se o seguinte:

  • Mortes cardiovasculares

Enquanto o grupo foi observado por quase 2 décadas, 842 mortes por doenças cardíacas foram constatadas.

  • Vulnerabilidade à cafeína

Devido à sensibilidade à cafeína, os hipertensos passam a sofrer mais com os malefícios que com os benefícios da mesma. Ou seja, o alto consumo de café pode levá-los à morte.

  • A alternativa salvadora

Como o café apresenta risco para os hipertensos, uma alternativa saudável para consumo em seu lugar é o chá-verde. Inclusive, o estudo analisou que o chá possui atributos responsáveis por reduzir a pressão arterial. Ademais, a quantidade de cafeína presente nele é muito menor que no café.

  • Qual a dose certa?

Segundo o estudo e o cardiologista Carlos Rassi, consumir quantidades reduzidas de café com moderação é o suficiente para não desregular o sistema cardiovascular. Ou seja, para hipertensos leves e moderados, uma xícara por dia já está de bom tamanho.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.