Veja 5 dicas certeiras para diminuir a glicose no sangue de forma natural

Mudanças de estilo de vida são as principais formas de controlar a glicemia.

O diabetes é um problema crônico, causado pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. Existem dois tipos principais: o diabetes tipo 1, de origem autoimune, e o diabetes tipo 2, ocasionado por hábitos inadequados.

Entre as consequências dessa doença estão problemas renais, neuropatia diabética, doença arterial coronariana e insuficiência cardíaca. A fim de evitar essa doença, veja 5 dicas de como diminuir a glicose no sangue de forma natural.

Leia mais: 3 Plantas medicinais que podem ajudar na sua saúde

A glicemia é o nível de açúcar no sangue. Para pessoas adultas é aceitável um valor entre 70 e 99 mg/dL em jejum. Valores acima disso podem sugerir pré-diabetes ou diabetes, sendo que existem parâmetros específicos para cada diagnóstico.

Como diminuir a glicemia naturalmente e evitar o diabetes?

A melhor forma de afastar o diabetes é por meio de uma alimentação saudável, aliada à prática de exercícios físicos. Além disso, outros fatores também exercem influência sobre o desenvolvimento dessa patologia.  Confira a lista para manter essa doença distante a seguir.

1. Consuma carboidratos com moderação

Os carboidratos são os principais responsáveis pelo aumento da glicemia. Desse modo, dê preferência a grãos integrais, frutas e legumes, evitando alimentos à base de farinhas refinadas e ricos em açúcar de adição, tais como sucos industrializados e refrigerantes.

2. Coma alimentos fonte de fibras

As fibras são carboidratos que nosso corpo não é capaz de digerir e absorver. Elas fazem com que os demais carboidratos ingeridos em uma refeição sejam absorvidos de forma mais lenta. Por isso, ao consumir esses alimentos com frequência, os níveis de glicose no sangue não sobem de forma brusca e ficam estáveis.

3. Exercício físico

O exercício melhora o uso da glicose pelos músculos. Dessa maneira, os níveis de glicemia diminuem naturalmente. É importante a atividade física tenha duração de pelo menos 30 minutos por dia para que esse e outros benefícios sejam alcançados.

4. Tente não se estressar

O estresse aumenta a concentração de um hormônio chamado cortisol, que por sua vez estimula a liberação de glicose no sangue. Sendo assim, caso outros fatores como a alimentação e atividade física não estejam adequados, esse conjunto pode favorecer o surgimento do diabetes tipo 2.

5. Controle o peso

A obesidade é um fator de risco para o surgimento do diabetes, e por essa razão, é necessário tomar cuidado com o excesso de peso. Busque uma nutricionista para saber qual a faixa de peso mais saudável para você, pois isso é específico para cada pessoa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.