Cachorro castrado é mais manso: Mito ou verdade?

Veja tudo sobre o poder da castração para o pet.

A castração é um procedimento muito recomendado pelos veterinários pelo fato de ajudar a prevenir diversas doenças graves para os cães.

Desse modo, é uma forma de aumentar a qualidade de vida do pet. Além disso, muitas pessoas ficam com dúvidas se o cachorro castrado é mais manso. Quer saber a resposta? Confira agora!

O poder da testosterona nos cachorros machos

É verdade que a castração pode ajudar a amenizar a agressividade nos cães machos. Os benefícios comportamentais não param por ai. Além disso, a necessidade do animal em fazer xixi em pé, territorialismo e montar em objetos e pessoas, também pode diminuir. Em alguns casos esses comportamentos podem até mesmo acabar.

Leia mais: 3 Raças De Cachorro Difíceis De Adestrar: Veja Quais Cachorros São Mais Desobedientes

Por que isso ocorre? Testosterona! De maneira simples, ao fazer a castração o nível de produção de testosterona diminui bastante. Esse hormônio é o principal por fazer com que os animais ajam dessa maneira. Por isso é possível dizer que os cachorros podem ficar mais mansos depois de castrados.

Além disso, é muito comum o cãozinho ficar mais sedentário e acabar aumentando o peso. Por isso, é importante ficar sempre atento a esse quesito. Assim que identificar um aumento no peso do animal é bom começar uma dieta especializada com a ajuda do veterinário do cachorro.

Outras coisas podem influenciar na agressividade dos cachorros?

Embora a questão hormonal seja muito importante para incentivar alguns comportamentos no animal, ele não é determinante. Dessa forma, mesmo depois de castrado o cachorro ainda pode apresentar sinais de agressividade. Isso porque as experiências prévias, adestramento e até mesmo a genética podem influenciar na agressividade do cachorro.

Veja os benefícios da castração

Não importa a idade, geralmente após os 6 meses de vida do cachorro já é possível fazer a castração. Além de ajudar a diminuir um pouco a agressividade, embora não de forma obrigatória, diminui os riscos do cachorro ter alguma doença grave como cânceres.

Quanto mais jovem o cão fizer a castração maiores são as chances para que ele fique mais manso e de prevenção de doenças. Contudo, mesmo em cães mais velhos a castração é recomendada para prevenir doenças como câncer de útero e piometria.

Então, agora que você sabe se cachorro castrado é mais manso ou não. Aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More