Carteira de Trabalho digital permite consultar seguro desemprego: saiba como emitir o documento

Versão virtual foi criada para facilitar o acesso às experiências profissionais formais em um aplicativo.

A versão online da Carteira de Trabalho está disponível desde 2019, mas ainda existem dúvidas quanto à sua emissão. Pensando nisso, iremos te mostrar como fazer a Carteira de Trabalho digital e aproveitar para consultar o seguro desemprego e o abono salarial.

Leia mais: CNH: Confira lista de motoristas com a carteira cassada

Carteira de Trabalho virtual em substituição à CTPS física

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento de grande importância para os trabalhadores e ganhou uma versão virtual, que foi criada a fim de facilitar o acesso às experiências profissionais formais em um aplicativo. Com a CTPS digital há maior agilidade no acesso aos dados trabalhistas, e isso é especialmente importante para a redução do tempo de atendimento em unidades físicas da previdência social, por exemplo.

De acordo com o Governo Federal, nos dois anos da versão digital da Carteira de Trabalho, foram 7,5 milhões de requerimentos feitos digitalmente através do aplicativo e do site. A carteira já conta com mais de 500 milhões de acessos.

Como emitir o documento?

Primeiramente, acesse o site Gov.br e clique na opção “Criar sua conta”. Em seguida, preencha as informações solicitadas e escolha uma forma de ativação, que pode ser via SMS ou e-mail. Por fim, acesse a mensagem recebida para poder criar uma senha e finalmente ativar a conta.

Quais informações podem ser consultadas com a Carteira de Trabalho digital?

Você terá acesso a informações como dados sobre o número do Programa de Integração Social (PIS), contratos de trabalho, solicitação do abono salarial, Benefício Emergencial (Bem) e seguro-desemprego.

Não jogue sua CTPS antiga fora!

Se você já tem o documento impresso, não deve se desfazer dele, pois a Carteira de Trabalho antiga continuará sendo importante a fim de comprovar seu tempo de trabalho anterior, uma vez que o sistema eletrônico pode ter falhas na coleta dos dados mais antigos.

O que fazer caso você não consiga emitir a versão digital da Carteira de Trabalho?

Caso não consiga emitir o documento, procure seu banco, o Banco do Brasil ou caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal. Além disso, você também pode recorrer a uma das unidades do Ministério da Economia no intuito de verificar o que há de errado com seus dados e está impossibilitando a emissão da CTPS digital.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.