Saiba como identificar um boleto falso

Apesar do surgimento do pagamento por PIX, que acabou conquistando o coração dos brasileiros, o boleto ainda é muito utilizado no país.

Apesar do surgimento do pagamento por Pix, que acabou conquistando o coração dos brasileiros, o boleto ainda é muito utilizado no país, sendo considerado o terceiro método de pagamento preferido da população.

Apesar de muitas pessoas já estarem acostumadas a pagar tudo no boleto, muitos golpes ainda são aplicados por meio desse tipo de operação. Em 2021, foram registradas 4,1 milhões de suspeitas de fraude com esse tipo de pagamento, um aumento de 16,8% em relação a 2020.

Os criminosos conseguem criar boletos muito semelhantes aos verdadeiros, o que faz com que as vítimas caiam sem nem perceber. Por isso, é muito importante saber reconhecer um boleto falso e identificar indícios de que você pode estar sendo submetido a um golpe. Assim, acompanhe essas oito dicas que irão te auxiliar a identificar se seu boleto é falso.

  1. Verifique a fonte: É importante conferir a credibilidade a pessoa ou empresa que lhe envia o boleto, pois essa é a forma mais segura de saber se pode confiar naquele documento.
  2. Código de barras: Sempre tente utilizar o código de barras do boleto para fazer o pagamento no aplicativo. Caso o aplicativo do seu banco não consiga ler o código, pode ser um sinal de fraude.
  3. Nomes no boleto: Preste atenção no nome presente no boleto antes de efetuar o pagamento. Um DDA, CPF ou CNPJ em nome de pessoas ou empresas desconhecidas é um forte indício que aquele boleto pode não ser verdadeiro.
  4. Valores diferentes: Fique atento ao valor impresso no boleto, pois se for diferente do valor no momento do pagamento, é muito provável que seja fraude. Mas desconfie também se o valor for o mesmo, pois valores iguais não configuram garantia de que seja oficial.
  5. Desconfie de boletos por e-mail e SMS: Se você não solicitou uma segunda via de um boleto e ele chegou repentinamente em sua caixa de e-mail ou por SMS, desconfie.
  6. Fique atento à numeração: Veja se os primeiros dígitos do código de barra coincidem com o banco emissor. Você pode acessar a numeração das instituições no site do Febran.
  7. Erros ortográficos: É muito comum aparecerem palavras erradas em boletos falsos, então se você encontrar algo do tipo, fique alerta.
  8. Saiba seus vencimentos: Tenha um controle de seus boletos a pagar, anote todas as suas datas de vencimento, pois assim é mais difícil cair em um golpe desse tipo.

Mas se, mesmo assim, acabar caindo em um golpe desse tipo, procure imediatamente a instituição financeira que emitiu o boleto, pois há um prazo até que ele seja compensado, de modo que talvez seja possível reaver o seu dinheiro.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.